Programas de Iniciação Científica - Ensino Médio

PIBIC-JR FAPEMIG:

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Junior (PIBIC-JR FAPEMIG) permite que alunos do segundo ano do ensino médio de escolas públicas participem de uma pesquisa pelo período de um ano. É finaciado pela FAPEMIG em parceria com a UFU. O edital PIBIC-JR/UFU/FAPEMIG é lançado no segundo semestre de cada ano, juntamente com o edital PIBIC/UFU/FAPEMIG.

PIBIC-EM CNPq:

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Ensino-Médio(PIBIC-EM CNPq) permite que alunos do segundo ano do ensino médio de escolas públicas participem de uma pesquisa pelo período de um ano. É finaciado pelo CNPq em parceria com a UFU. O edital PIBIC/UFU/CNPq-EM é lançado no primeiro semestre de cada ano juntamente com o edital PIBIC/UFU/CNPq.

Demais informações deverão ser verificadas no próprio edital.

Comunidade Externa, Pesquisador, Professor, Técnico Administrativo

EDITAL PIBIC-JR FAPEMIG:

• Para concorrer neste edital, é necessário ser aluno regularmente matriculado no segundo ano do ensino médio em escola pública durante a vigência da bolsa. As escolas públicas são selecionadas, a cada ano, pelo Superintende Regional de Ensino. Os alunos serão indicados pelo Diretor de cada escola, de acordo com seu rendimento escolar.
  • O aluno não pode possuir vínculo empregatício, uma vez que receberá uma bolsa de Iniciação Científica.
  • O professor poderá ter até dois alunos PIBIC-JR por edital.
  • Para ser orientador, é necessário ser docente (efetivo ou voluntário) ou técnico administrativo da UFU, no regime de trabalho de 40 horas ou 40 horas DE, com a titulação mínima de Mestre.
  • O orientador não pode estar afastado e/ou licenciado da Instituição, a qualquer título, durante o período de vigência do plano(s) de trabalho do(s) aluno(s).

Demais requisitos deverão ser verificados no próprio edital.

EDITAL PIBIC-EM CNPq:

• O professor poderá ter até dois alunos PIBIC-EM por edital.

Demais requisitos deverão ser verificados no próprio edital.

divpe@propp.ufu.br   34 3239-4685, 34 3329-4686