UFU divulga cinco novos editais de Iniciação Científica

Bolsas são destinadas a alunos da graduação e dos ensinos básico e técnico
Túlio Daniel
15/05/2023 - 15:26 - atualizado em 15/05/2023 - 15:42
(Arte: Ludimila de Castro)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), por meio de sua Diretoria de Pesquisa (Dirpe), publicou, nesta quinta-feira (4/5), cinco novos editais para inscrição e seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica. Três deles são destinados aos alunos da graduação, um aos alunos do ensino básico e um aos alunos da Escola Técnica de Saúde (Estes/UFU).

O edital DIRPE Nº 2/2023 convoca projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Já o edital  DIRPE Nº 3/2023 convoca projetos de pesquisa para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Tecnológica (Pibit), também em parceria com o CNPq. Esse programa é mais voltado para tecnologia, inovação e desenvolvimento de patentes.

Em ambos os editais, o valor da bolsa é, atualmente, de R$ 700 e o prazo de execução é de setembro de 2023 a agosto de 2024, exceto as cotas do Pibic/Fapemig, em que o prazo é de outubro de 2023 a agosto de 2024.
Já os alunos que têm interesse em fazer Iniciação Científica Voluntária (Pivic) podem se inscrever no edital DIRPE Nº 6/2023. O prazo para execução da pesquisa nesta modalidade é de no mínimo seis meses e no máximo 12, e o fluxo de inscrição é contínuo.

Para além da graduação, o edital DIRPE Nº 4/2023 é destinado aos alunos do ensino básico das escolas públicas. Para concorrer, o estudante deve estar regularmente matriculado no ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) ou no ensino médio (do 1º ao 2º ano), durante o ato da inscrição. Assim como nos anteriores, o prazo de execução é de setembro de 2023 a agosto de 2024, mas o valor da bolsa é de R$ 300.

Por fim, o edital DIRPE Nº 5/2023 é destinado aos alunos da Estes. Com bolsas no valor de R$ 700, o prazo de execução da pesquisa também é o mesmo (setembro de 2023 a agosto de 2024). Em todos os editais, exceto Pivic, o período de inscrição vai até 28 de maio, com classificação prevista para ser publicada no dia 19 de julho.

Para mais informações sobre os editais, acesse a página deles pelo site da Propp.

*Via Comunica UFU

Texto original: https://comunica.ufu.br/node/23192