Programa de Excelência em Pesquisa

PEP

Objetivo Geral

• Fomentar a pesquisa por meio de apoio a pesquisadores destaques, servidores e discentes, de modo a incentivar projetos classificados com maior potencial para produção de conhecimentos e produtos.

• Gerar conhecimento por meio da diversidade de projetos de pesquisa apoiados.
  • Alavancar a produção de pesquisas na instituição.
  • Expandir as linhas de pesquisa e o quantitativo de pesquisadores(as) na instituição.
  • Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa.
  • Possibilitar maior interação entre a graduação e a pós-graduação.
  • Qualificar alunos(as) para os programas de pós-graduação.
  • Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos(as) alunos(as) na pós-graduação.
  • Estimular pesquisadores(as) a envolverem estudantes de graduação nas atividades científicas, tecnológicas e artístico-culturais.
  • Proporcionar ao(à) bolsista, orientado(a) por coordenador(a) qualificado(a), a aprendizagem de técnicas e métodos científicos.
  • Fomentar o desenvolvimento do pensamento crítico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Agências de fomento:

• Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Legislações e normatizações:

Público-alvo:
Pesquisador, Professor, Técnico Administrativo

Requisitos
  • Ter sido classificado entre os primeiros colocados, por área do conhecimento, nos editais de iniciação científica.

Legislações

divpe@propp.ufu.br   34 3239-4979, 34 3329-4686