Bolsas de demanda social para os programas Stricto Sensu

Os programas de pós-graduação na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) trabalham com bolsas de ensino e pesquisa ofertadas por agências de fomento e por empresas públicas e privadas.  As bolsas chegam até a UFU por duas vias principais: pela via institucional (FAPEMIG,CAPES e CNPq) ou  por meio de concessões diretas ao pesquisador/grupos de pesquisa em projetos apoiados por órgãos de governo, empresas,etc.

A UFU, através da Diretoria de Pós-graduação (DIRPG),  tem uma responsabilidade direta (distribuição, controle e prestação de contas.) pelas concessões institucionais tão somente. Nos casos das concessões feitas dentro de projetos de pesquisas cabe ao coordenador do projeto gerenciar as bolsas conforme os termos pactuados com o órgão financiador.

Das bolsas institucionais, as oriundas do CNPq são controladas diretamente pelas coordenações de cursos. São os coordenadores que selecionam os alunos, substituem os bolsistas, fazem os cadastros junto ao CNPq, prestam contas, etc.  A DIRPG não se envolve administrativamente com esta  tarefa.

Cabe a DIRPG o controle das bolsas oriundas da CAPES e da FAPEMIG. É a DIRPG quem faz todo o controle dos bolsistas, desde o seu cadastro no sistema, o envio de documentos e relatórios, a elaboração da listas de pagamento, o controle dos prazos, etc. A indicação dos bolsistas por sua vez é feita exclusivamente pelas coordenações de Programas, segundo normas próprias emanadas dos colegiados dos Programas, dos conselhos superiores da UFU e das agências de fomento.

Público-alvo:
Estudante, Professor, Técnico Administrativo, Comunidade Externa