Rede de Biotérios da UFU promove II Workshop em Ciência de Animais de Laboratório

Evento acontece junto ao Encontro Regional da SBCAL e ao I Encontro da RMBME
Túlio Daniel
21/03/2023 - 14:32 - atualizado em 21/03/2023 - 14:32
(Arte: Ludimila de Castro)

Considerando a importância fundamental do uso do modelo animal para a manutenção e desenvolvimento das pesquisas nas áreas das Ciências Biomédicas, da Saúde Humana e Animal e seu impacto considerável em diversos setores da sociedade, a Rede de Biotérios de Roedores (Rebir), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), promove, nos dias 26, 27 e 28 de abril, o II Workshop em Ciência de Animais de Laboratório. A proposta é apresentar a Ciência de Animais de Laboratório (CAL) aos estudantes de graduação e pós-graduação, enquanto campo de atuação para Medicina Veterinária, Zootecnia, Ciências Biológicas, Biomedicina, Biotecnologia e demais áreas de formações afins.

O evento tem por objetivo a atualização de conhecimento de pesquisadores, docentes, técnicos/bioteristas e profissionais da área. Além disso, propõe disseminar os princípios éticos e legais da utilização de animais em experimentos científicos, fomentar a aquisição de conhecimentos por parte de pesquisadores da área sobre a importância do atendimento às Resoluções Normativas do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea) e da atuação das Comissões de Ética na Utilização Animal (CEUA) nas instituições. Busca, também, apresentar a Rede Mineira de Biotecnologia em Modelos Experimentais (RMBME) à comunidade científica, bem como integrar os membros das demais universidades mineiras componentes desta rede. Por isso, junto ao workshop, acontece o Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) e o I Encontro da RMBME.

O evento acontecerá no anfiteatro do Bloco 2A do Campus Umuarama, sob financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e em parceria com a Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU). Nos dias, acontecerão palestras, mesas-redondas, minicursos, apresentação de trabalhos e uma visita aos laboratórios da Rebir. Para saber a programação completa e informações de inscrição e submissão de trabalho, acesse: eventos.ufu.br/2workshopcal.

*Via Comunica UFU

Texto original: https://comunica.ufu.br/node/22668