Cresce a nota de metade dos cursos de pós-graduação da UFU em Avaliação Quadrienal

Imunologia e Parasitologia Aplicadas e Engenharia Química conquistaram nota máxima
Túlio Daniel
13/09/2022 - 09:19 - atualizado em 13/09/2022 - 09:19
Propp avalia que o desempenho da UFU neste quadriênio foi muito bom, pois a maioria dos programas, agora, está concentrada nos conceitos 4 e 5. (Foto: Campus Santa Mônica/ Milton Santos)

Após acordo entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Ministério Público Federal, foi divulgada a Avaliação Quadrienal 2017-2020 dos cursos de pós-graduação do país. Dos 50 programas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que foram avaliados, 24 subiram de nota, 23 mantiveram o índice e apenas três diminuíram.

Os destaques foram os programas de pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas (PPIPA) e em Engenharia Química (PPGEQ), que conquistaram a nota 7 (máxima), e os programas de pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), em Química (PPGQUI) e em Ciências da Saúde (PPCSA), que subiram para nota 6.

Fonte: Diretoria de Pós-Graduação/Propp/UFU

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho, avalia que o desempenho da universidade neste quadriênio foi “muito bom”, pois a maioria dos programas, agora, está concentrada nos conceitos 4 e 5. Carvalho destaca as ações institucionais que tiveram impacto no crescimento das notas: apoio financeiro para publicações qualificadas e participações em eventos (o valor concedido pela Propp em forma de pagamento de publicação de artigos no período de 2017 a março de 2022 foi de R$ 838.379,33); o Programa Pró-acompanhamento; a criação da Rede de Laboratórios Multiusuários (Relam) e o Programa de Internacionalização (UFU-Capes.PrInt). “Parabéns a toda a comunidade acadêmica UFU e, principalmente, às coordenações”, afirma o pró-reitor.

A diretora de Pós-Graduação da UFU, Eloisa Ferro, também destaca a importância do Programa Pró-acompanhamento, pois 61% dos programas de pós-graduação que aderiram a ele subiram de nota. “Estou extremamente feliz e orgulhosa do desempenho dos programas de pós-graduação. Acredito que o trabalho sério e competente do conjunto dos docentes, discentes e técnicos administrativos foi fundamental para esse êxito. É um resultado fantástico para a nossa instituição”, finaliza.

Fonte: Diretoria de Pós-Graduação/Propp/UFU

* Por Diélen Borges, via Comunica UFU