Serviço

DIRPE - PIVIC - Iniciação Científica Voluntária

PIVIC

NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE PROPOSIÇÃO e FINALIZAÇÃO de PIVIC - a partir de 08/03/2021

Caros Colegas,

O registro de Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) deverá ser realizado através de abertura no SEI. Ele ocorrerá apenas em períodos fixos, de 22/04/2021 a 21/05/2021 e de 04/10/2021 a 22/10/2021. A partir de 08/03/2021 receberemos apenas processos de finalização de PIVIC.

Esse número de registro e esta declaração da UFU irão facilitar e viabilizar as suas solicitações de apoio em agência oficiais de fomento, como CNPq, CAPES, FAPEMIG. Vai ser útil para vocês regularizarem a sua situação e a de muitos alunos que executam projetos de iniciação científica de forma voluntária e que carecem de comprovação curricular.

Para os registros de Projetos Pesquisa no período de 22/04/2021 a 21/05/2021, o início de vigência da pesquisa poderá ser registrado a partir de 03/2021.

Orientações gerais:

- A submissão ocorrerá, exclusivamente, via SEI. O processo deverá ser aberto pelo orientador da pesquisa. 

- Se o orientador da pesquisa for aluno de pós-graduação, o orientador do pós-graduando deverá abrir o processo SEI.

- Poderão ser orientadores docentes e técnicos administrativos, ambos com titulação mínima de MESTRE e alunos de pós-graduação de doutorado e pós-doutorado, regularmente matriculados na UFU, que tenham pelo menos 01 ano de vínculo com a instituição. Professores substitutos poderão registrar projetos no PIVIC, desde que sejam Mestres e que tenham contrato de, no mínimo, um ano na Instituição.

- O aluno deverá dedicar 20h semanais ao desenvolvimento da pesquisa. 

- Cada aluno pode desenvolver apenas uma Iniciação Científica por vez, seja PIVIC ou PIBIC.

- Não são realizados registros de pesquisas com data retroativa.

- Para receber o certificado, o projeto deverá ter no mínimo 6 meses de execução.

- O orientador deverá ter um Projeto de pesquisa, em formato PDF, contendo: 1. Título (máximo de 20 palavras); 2. Resumo (máximo de 250 palavras); 3. Introdução com fundamentação teórica referenciada e objetivos; 4. Justificativa (Relevância científica); 5. Metodologia (incluindo análises estatísticas quando for o caso); 6. Cronograma; 7. Referências (normas livres de acordo com a área do proponente).

Observação:  obrigatoriamente, o projeto deverá ter até oito (8) páginas e é específico para cada aluno;

- Ao final da pesquisa, o aluno deverá confeccionar o Relatório Final, contendo: Título, Autores, Resumo, Abstract (resumo em inglês); Introdução; Métodos; Resultados; Discussão; Bibliografia (formato livre).

Qualquer dúvida estamos à disposição.

Email: secdirpe@propp.ufu.br

 

Público-alvo: 
Estudante, Pesquisador, Professor, Técnico Administrativo


Orientações

PARA PROPOSIÇÃO DE PIVIC: 

Alunos de graduação e pós-graduação que irão participar ou orientar projeto de pesquisa PIVIC deverão cadastrar-se como USUÁRIO EXTERNO, ANTES da submissão pelo orientador no SEI, conforme orientações no link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_...

O cadastro como USUÁRIO EXTERNO pode levar até 72 horas para ficar ativo. Por esse motivo, o aluno deverá realizá-lo antes do orientador iniciar o processo no SEI.

1) O orientador deverá abrir um processo no SEI e escolher a opção PROJETOS DE PESQUISA: PROPOSIÇÃO:

*Se o orientador for pós-graduando, o orientador da pós-graduação deverá abrir o processo no SEI.

Preencher em Especificação: REGISTRO DE PIVIC

Escolher em Interessados: Diretoria de Pesquisa (DIRPE) e a unidade do orientador

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO e escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL.

Clicar em SALVAR

2) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: Solicitação de Anuência Diretor - Proposição PIVIC

Escolher o Destinatário: Unidade de lotação do orientador e Diretoria de Pesquisa (DIRPE)

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Clicar em CONFIRMAR DADOS

Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados

a) Se o orientador for servidor da UFU (docente ou técnico administrativo)  ou professor substituto: o orientador deverá assinar a ‘Solicitação para anuência do Diretor - proposição.

b) Se o orientador for aluno de pós-graduação: o orientador do aluno de pós-graduação e  o pós-graduando deverão assinar a ‘Solicitação para anuência do Diretor - proposição’.

3) Clicar em Incluir Documento, escolher a opção:

Se o orientador for servidor da UFU (docente ou técnico administrativo)  ou professor substituto deverá escolher o Tipo de documento: Formulário PIVIC I – servidor

Se o orientador for aluno de pós-graduação deverá escolher o Tipo de documento: Formulário PIVIC I - pós-graduando

Se o orientador for servidor da UFU, lotado na ESEBA, e irá orientar aluno da ESEBA deverá escolher o Formulário PIVIC I - ESEBA

Preencher Descrição: FORMULÁRIO PIVIC I

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Clicar em CONFIRMAR DADOS

Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados

O orientador deverá assinar o documento. Após isso, deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o aluno assinar o documento.

*Se o orientador for pós-graduando, o orientador da pós-graduação deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o aluno  de pós-graduação e o aluno de graduação assinarem o documento.

4) Clicar em Incluir Documento, escolher a opção: EXTERNO

Escolher o Tipo de documento: PROJETO

Preencher o Número / Nome na Árvore como PESQUISA

Escolher Formato: NATO-DIGITAL

Preencher a DATA DO DOCUMENTO e o REMETENTE

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Escolher o seu arquivo “PROJETO DE PESQUISA”, de acordo com as normas de formatação e em formato PDF.

Clicar em CONFIRMAR DADOS

5) Preencher o Formulário Google disponível no link:  http://www.propp.ufu.br/servicos/dirpe-levantamento-de-um-banco-de-dados... e anexar ao processo o recibo de resposta que é enviado ao e-mail após a finalização do preenchimento, conforme orientações abaixo:

Clicar em Incluir Documento, escolher a opção: EXTERNO

Escolher o Tipo de documento: COMPROVANTE

Preencher o Número / Nome na Árvore como FORMULÁRIO GOOGLE

Escolher Formato: NATO-DIGITAL

Preencher a DATA DO DOCUMENTO e o REMETENTE

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Escolher o seu arquivo “COMPROVANTE”.

6) Encaminhar o processo para a diretoria da unidade de lotação do orientador ou para a diretoria da pós-graduação do pós-graduando (se o orientador for pós-graduando).

7) O diretor da unidade deverá verificar se o processo está correto.

Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: Declaração de Anuência Diretor – Proposição PIVIC

Preencher em Descrição: Anuência do Diretor

Escolher o Destinatário: SECDIRPE

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados

O diretor deverá assinar a Declaração - Anuência do Diretor - proposição e enviar o processo para SECDIRPE (Secretaria da Diretoria de Pesquisa).

 

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PARA FINALIZAÇÃO DE PIVIC: 

Alunos de graduação e pós-graduação que realizaram ou orientaram projeto de pesquisa PIVIC deverão cadastrar-se como USUÁRIO EXTERNO, ANTES da submissão pelo orientador no SEI, conforme orientações no link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_...

O cadastro como USUÁRIO EXTERNO pode levar até 72 horas para ficar ativo. Por esse motivo, o aluno deverá realizá-lo antes do orientador iniciar o processo no SEI.

1) O orientador deverá abrir um processo no SEI e escolher a opção PROJETOS DE PESQUISA: RESULTADOS:

Preencher em Especificação: FINALIZAÇÃO DE PIVIC

Escolher em Interessados: Diretoria de Pesquisa (DIRPE) e a unidade do orientador

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO e escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL.

SALVAR

2) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: Declaração de ANUÊNCIA - FINALIZAÇÃO PIVIC

Preencher em Descrição: FINALIZAÇÃO DE PIVIC

Escolher o Destinatário: Unidade de lotação do orientador

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Clicar em CONFIRMAR DADOS

Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados

O orientador deverá assinar o documento. Após isso, deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o aluno assinar o documento.

*Se o orientador for aluno de pós-graduação, o orientador da pós-graduação deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o pós-graduando e o aluno de graduação assinarem o documento.

3) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: EXTERNO

Escolher o Tipo de documento: RELATÓRIO

Preencher o Número / Nome na Árvore como FINAL

Escolher Formato: NATO-DIGITAL

Preencher a DATA DO DOCUMENTO e o REMETENTE

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Escolher o seu arquivo “RELATÓRIO FINAL”, em formato PDF.

Clicar em CONFIRMAR DADOS

4)  Encaminhar o processo para a diretoria da unidade de lotação do orientador ou para a diretoria da pós-graduação dos pós-graduando (se o orientador for pós-graduando).

5) O diretor da unidade deverá verificar se o processo está correto.

6) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: Declaração de ANUÊNCIA DIRETOR - FINALIZAÇÃO PIVIC

Preencher em Descrição: Anuência do Diretor

Escolher o Destinatário: SECDIRPE

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados

O diretor deverá assinar o documento e enviar o processo para SECDIRPE (Secretaria da Diretoria de Pesquisa).

Mais informações através do e-mail secdirpe@propp.ufu.br 



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Responsável
dirpe@ufu.br   34 3239-4979, 34 3239-4685, 34 3239-4686
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