Serviço

DIRPE - PIVIC - Iniciação Científica Voluntária

PIVIC

ORIENTAÇÕES SOBRE PROPOSIÇÃO e FINALIZAÇÃO de PIVIC - ANO 2022

O registro de PIVIC ocorrerá em dois momentos, de 02 a 31/05/2022 e de 01 a 30/11/2022. No primeiro momento (02 a 31/05/2022), registraremos as pesquisas iniciadas a partir de 01/01/2022 e no segundo momento (01 a 30/11/2022), as pesquisas iniciadas a partir de 01/06/2022.

Ressaltamos que para concorrer aos editais de PIBIC e PIBITI não é necessário ter PIVIC registrado na Diretoria de Pesquisa.

 

Orientações gerais:

O registro de Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC) deve ser realizado através de abertura de processo no SEI.

- A submissão ocorrerá, exclusivamente, via SEI. O processo deverá ser aberto pelo orientador da pesquisa. 

- Se o(a) orientador(a) da pesquisa for aluno de pós-graduação, o(a) orientador(a) do(a) pós-graduando(a) deverá abrir o processo SEI.

- Podem orientar PIVIC:

1) Servidor(a) (docentes e técnicos administrativos), com vínculo formal com a UFU, ativo e em efetivo exercício, com titulação mínima de MESTRE;

2) Alunos(a) de pós-graduação de doutorado e pós-doutorado, regularmente matriculados(as) na UFU, que tenham pelo menos mais um ano de vínculo com a instituição;

3) Professores(as) substitutos(as), com titulação mínima de MESTRE e que tenham previsão de contrato de, no mínimo, um ano na Instituição.

- Cada orientador(a) pode ter até três orientações de PIVIC em andamento.

- O(A) aluno(a) deve dedicar 20h semanais ao desenvolvimento da pesquisa. 

- Cada aluno(a) pode desenvolver apenas uma Iniciação Científica por vez, seja PIVIC ou PIBIC/PIBIT.

- Não são realizados registros de pesquisas com data retroativa ao estabelecido acima.

- O(A) orientador(a) e o aluno(a) deverão preencher a Proposta de Atividades de Pesquisa (Anexo 1). Lembramos que é um documento único, para cada orientador(a) e aluno(a).

- Para ser certificado, o projeto deverá ter no mínimo 6 meses de execução. 

- Ao final da pesquisa, o(a) aluno(a) e o(a) orientador(a) deverão preencher o Relatório Técnico Circunstanciado (Anexo 2).

- O Relatório Técnico Circunstanciado (Anexo 2) pode ser encaminhado até 30 dias após o término de vigência da pesquisa.

- No momento do envio do Relatório Técnico Circunstanciado (Anexo 2), o(a) aluno(a) deve ter vínculo com a UFU.

- A FINALIZAÇÃO DE PIVIC pode ocorrer em qualquer momento (fluxo contínuo), seguindo as orientações abaixo.

- Para substituição de aluno(a), o(a) orientador(a) deve preencher o FORMULÁRIO DIRPE PIVIC (Anexo 3), assinar, digitalizar  e encaminhar por e-mail para secdirpe@propp.ufu.br . No assunto da mensagem deve informar SUBSTITUIÇÃO DE ALUNO - PIVIC.

- Para substituição de orientador(a), o(a) orientador(a) deve preencher o FORMULÁRIO DIRPE PIVIC (Anexo 4), assinar, digitalizar  e encaminhar por e-mail para secdirpe@propp.ufu.br . No assunto da mensagem deve informar SUBSTITUIÇÃO DE ORIENTADOR - PIVIC.

Para dilação de prazo, o(a) orientador(a) deve preencher o FORMULÁRIO DIRPE PIVIC (Anexo 5), assinar, digitalizar  e encaminhar por e-mail para secdirpe@propp.ufu.br . No assunto da mensagem deve informar DILAÇÃO DE PRAZO - PIVIC

Mais informações através do e-mail: secdirpe@propp.ufu.br

 

Público-alvo: 
Estudante, Pesquisador, Professor, Técnico Administrativo


Orientações

PARA PROPOSIÇÃO DE PIVIC: 

Alunos(as) de graduação e pós-graduação que irão participar ou orientar projeto de pesquisa PIVIC deverão cadastrar-se como USUÁRIO EXTERNO, ANTES da submissão pelo(a) orientador(a) no SEI, conforme orientações no link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_enviar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

O cadastro como USUÁRIO EXTERNO pode levar até 72 horas para ficar ativo. Por esse motivo, o(a) aluno(a) deverá realizá-lo antes do(a) orientador(a) iniciar o processo no SEI.

1) O(A) orientador(a) deverá abrir um processo no SEI e escolher a opção PROJETOS DE PESQUISA: PROPOSIÇÃO:

*Se o(a) orientador(a) for pós-graduando(a), o(a) orientador(a) da pós-graduação deverá abrir o processo no SEI.

Preencher em Especificação: REGISTRO DE PIVIC

Escolher em Interessados: Diretoria de Pesquisa (DIRPE) e a unidade do orientador

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO e escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL.

Clicar em SALVAR

2) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: Solicitação de Anuência Diretor - Proposição PIVIC

Escolher o Destinatário: Unidade de lotação do orientador e Diretoria de Pesquisa (DIRPE)

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Clicar em CONFIRMAR DADOS

Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados

a) Se o(a) orientador(a) for servidor(a) da UFU (docente ou técnico administrativo) ou professor(a) substituto(a): o(a) orientador(a) deverá assinar a ‘Solicitação para anuência do Diretor - proposição.

b) Se o(a) orientador(a) for aluno(a) de pós-graduação: o(a) orientador(a) do(a) aluno(a) de pós-graduação e o(a) pós-graduando(a) deverão assinar a ‘Solicitação para anuência do Diretor - proposição’.

3) Clicar em Incluir Documento, escolher a opção:

Se o(a) orientador(a) for servidor(a) da UFU ou professor(a) substituto(a) deverá escolher o Tipo de documentoFormulário PIVIC I – servidor

Se o(a) orientador(a) for aluno(a) de pós-graduação deverá escolher o Tipo de documento: Formulário PIVIC I - pós-graduando

Preencher Descrição: FORMULÁRIO PIVIC I

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Clicar em CONFIRMAR DADOS

Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados

O(A) orientador(a) deverá assinar o documento. Após isso, deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o(a) aluno(a) de graduação assinar o documento.

*Se o(a) orientador(a) for pós-graduando(a), o(a) orientador(a) da pós-graduação deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o(a) aluno(a) de pós-graduação e o(a) aluno(a) de graduação assinarem o documento.

4) Clicar em Incluir Documento, escolher a opção: EXTERNO

Escolher o Tipo de documento: PROJETO

Preencher o Número / Nome na Árvore como Proposta de Atividades de Pesquisa

Escolher Formato: NATO-DIGITAL

Preencher a DATA DO DOCUMENTO e o REMETENTE

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Escolher o seu arquivo “Proposta de Atividades de Pesquisa (Anexo 1) preenchido”, de acordo com as normas de formatação e em formato PDF.

Clicar em CONFIRMAR DADOS

5) Preencher o Formulário Google disponível no link:  http://www.propp.ufu.br/servicos/dirpe-levantamento-de-um-banco-de-dados... e anexar ao processo o recibo de resposta que é enviado ao e-mail após a finalização do preenchimento, conforme orientações abaixo:

Clicar em Incluir Documento, escolher a opção: EXTERNO

Escolher o Tipo de documento: COMPROVANTE

Preencher o Número / Nome na Árvore como FORMULÁRIO GOOGLE

Escolher Formato: NATO-DIGITAL

Preencher a DATA DO DOCUMENTO e o REMETENTE

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Escolher o seu arquivo “COMPROVANTE”.

6) Encaminhar o processo para a diretoria da unidade de lotação do(a) orientador(a) ou para a diretoria da pós-graduação do(a) pós-graduando(a) - se o(a) orientador(a) for pós-graduando(a).

7) O(A) diretor(a) da unidade deverá verificar se o processo está correto.

Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documentoDeclaração de Anuência Diretor – Proposição PIVIC

Preencher em Descrição: Anuência do Diretor

Escolher o Destinatário: SECDIRPE

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados

O(A) diretor(a) deverá assinar a Declaração - Anuência do Diretor - proposição e enviar o processo para SECDIRPE (Secretaria da Diretoria de Pesquisa).

8) A SECDIRPE receberá o processo na unidade, fará o registro e incluirá a DECLARAÇÃO no próprio processo, que será devolvido à unidade de origem via SEI. Cada proponente (orientador(a)) é responsável por verificar o andamento do processo e salvar a DECLARAÇÃO.

A DECLARAÇÃO contém o número de registro de pesquisa PIVIC na Diretoria de Pesquisa, sendo o comprovante de registro.

 

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PARA FINALIZAÇÃO/CANCELAMENTO DE PIVIC: 

Para projetos registrados a partir de 2022, a submissão do RELATÓRIO TÉCNICO CIRCUNSTANCIADO (Anexo2) é obrigatória.

Para projetos registrados antes de 2022, ou seja, projetos em andamento, o RELATÓRIO TÉCNICO CIRCUNSTANCIADO (Anexo2) é optativo.

Alunos(as) de graduação e pós-graduação que realizaram ou orientaram projeto de pesquisa PIVIC deverão cadastrar-se como USUÁRIO EXTERNO, ANTES da submissão pelo orientador no SEI, conforme orientações no link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usuario_externo_enviar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0

O cadastro como USUÁRIO EXTERNO pode levar até 72 horas para ficar ativo. Por esse motivo, o(a) aluno(a) deverá realizá-lo antes do(a) orientador(a) iniciar o processo no SEI.

1) O(A) orientador(a) deve abrir um processo no SEI e escolher a opção PROJETOS DE PESQUISA: RESULTADOS:

Preencher em Especificação: FINALIZAÇÃO DE PIVIC

Escolher em Interessados: Diretoria de Pesquisa (DIRPE) e a unidade do(a) orientador(a)

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO e escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL.

SALVAR

2) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: Declaração de ANUÊNCIA - FINALIZAÇÃO PIVIC

Preencher em Descrição: FINALIZAÇÃO DE PIVIC

Escolher o Destinatário: Unidade de lotação do(a) orientador(a)

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Clicar em CONFIRMAR DADOS

Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados

O(A) orientador(a) deverá assinar o documento. Após isso, deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o(a) aluno(a) assinar o documento.

*Se o(a) orientador(a) for aluno(a) de pós-graduação, o(a) orientador(a) da pós-graduação deverá clicar em GERENCIAR LIBERAÇÕES PARA ASSINATURA EXTERNA para o(a) pós-graduando(a) e o(a) aluno(a) de graduação assinarem o documento.

3) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: EXTERNO

Escolher o Tipo de documento: RELATÓRIO

Preencher o Número / Nome na Árvore como TÉCNICO CIRCUNSTANCIADO

Escolher Formato: NATO-DIGITAL

Preencher a DATA DO DOCUMENTO e o REMETENTE

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Escolher o seu arquivo “RELATÓRIO TÉCNICO CIRCUNSTANCIADO (Anexo 2)”, em formato PDF.

Clicar em CONFIRMAR DADOS

4)  Encaminhar o processo para a diretoria da unidade de lotação do(a) orientador(a) ou para a diretoria da pós-graduação do(a) pós-graduando(a) - se o(a) orientador(a) for pós-graduando(a).

5) O(A) diretor(a) da unidade deve verificar se o processo está correto.

6) Clicar em Incluir Documento, escolher o Tipo de documento: Declaração de ANUÊNCIA DIRETOR - FINALIZAÇÃO PIVIC

Preencher em Descrição: Anuência do Diretor

Escolher o Destinatário: SECDIRPE

Marcar o Nível de acesso como RESTRITO, escolher a Hipótese legal como INFORMAÇÃO PESSOAL

Clicar em Editar Conteúdo: Preencher os dados solicitados

O diretor deverá assinar o documento e enviar o processo para SECDIRPE (Secretaria da Diretoria de Pesquisa).

7) A SECDIRPE receberá o processo na unidade, fará a finalização da iniciação científica e incluirá o CERTIFICADO no próprio processo, que será devolvido à unidade de origem via SEI. Cada proponente (orientador(a)) é responsável por verificar o andamento do processo e salvar o CERTIFICADO.

 

Mais informações através do e-mail secdirpe@propp.ufu.br 



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Responsável
dirpe@ufu.br   34 3239-4979, 34 3239-4685, 34 3239-4686
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