DIRPE - Iniciação Científica Voluntária - Fluxo contínuo

PIVIC

Caros Colegas,

Agora vocês já podem registrar o Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC), de forma contínua e com muito mais facilidade na UFU. Todos terão um número de Registro  Oficial e emissão de Certificado.

Esse número de registro e esta declaração da UFU irão facilitar e viabilizar as suas solicitações de apoio em agência oficiais de fomento, como CNPq, CAPES, FAPEMIG. Vai ser útil para vocês regularizarem a sua situação e a de muitos alunos que executam projetos de iniciação científica de forma voluntária e que carecem de comprovação curricular.

Como Proceder?

- A solicitação de registro de uma Iniciação Científica Voluntária deverá ser enviada pelo orientador ou pelo próprio estudante através do email pivic@propp.ufu.br e deverá conter: 1) Projeto de pesquisa e 2) Formulário DIRPE PIVIC I, anexo.

O projeto de pesquisa, em formato PDF, deverá conter:

1. Título (máximo de 20 palavras);

2. Resumo (máximo de 250 palavras);

3. Introdução com fundamentação teórica referenciada e objetivos;

4. Justificativa (Relevância científica);

5. Metodologia (incluindo análises estatísticas quando for o caso);

6. Cronograma;

7. Referências (normas livres de acordo com a área do proponente).

Observação:  obrigatoriamente, o projeto deverá ter até oito (8) páginas e é específico para cada aluno;

- Ao final da pesquisa, o aluno deverá confeccionar o Relatório Final, seguindo o modelo descrito no Formulário DIRPE PIVIC III;

A solicitação de finalização da Iniciação Científica Voluntária deverá ser enviada pelo orientador ou pelo próprio estudante através do email pivic@propp.ufu.br e deverá conter: 1) Relatório Final 2) Formulário DIRPE PIVIC III, anexo.

Orientações:

Para receber o certificado, o projeto deverá ter no mínimo 6 meses de execução.

Poderão registrar projetos no PIVIC, servidores efetivos da UFU, com titulação mínima de Mestre. Professores substitutos poderão registrar projetos no PIVIC, desde que sejam Mestres e que tenham contrato de, no mínimo, um ano na Instituição.

O aluno deverá dedicar 20h semanais ao desenvolvimento da pesquisa.

Cada aluno pode desenvolver apenas uma Inicição Científica por vez, seja PIVIC ou PIBIC.

Não são realizados registros de pesquisas retroativas.

Mais informações através do email pivic@propp.ufu.br ou nos telefones: 3239-4642/3239-4979.

Estudante, Pesquisador, Professor, Técnico Administrativo

dirpe@ufu.br   34 3239-4685, 34 3239-4686