Laboratório de Criopreservação

Apresentação do Laboratório de Criopreservação/RELAM:

O laboratório de criopreservação está localizado no Bloco 6T sala 04, Campus Umuarama. O laboratório conta com 4 ultrafreezers -80ºC, 1 ultrafreezer -150ºC e 1 botijão de nitrogênio líquido. O ambiente possui sistema de biometria para acesso 24h / 7 dias por semana, sistema de câmera e discagem telefônica em caso de queda de energia.

O laboratório visa atender às demandas de usuários que tenham projetos de pesquisa em vigência e que estejam aprovados por Comitê de Ética específico, e que tenham necessidade de manter as amostras estocadas a baixas temperaturas.

 

Instruções para cadastro e demanda:

Para que você estoque suas amostras, primeiramente deve enviar um e-mail para o endereço: relam@propp.ufu.br especificando sua demanda (quantidade de caixas de armazenamento (caixas de papelão com capacidade para 100 tubos criogênicos), tipo de amostra, tipo de congelamento necessário* (ultrafreezer -80ºC, ultrafreezer -150ºC ou nitrogênio líquido), juntamente com os seguintes dados: Nome completo, Orientador, Título do Projeto, Unidade Acadêmica.

 

Após apresentar sua demanda, iremos analisar quanto à possibilidade de atendimento da demanda de forma total, parcial ou não atendimento, e assim retornaremos o e-mail com a resposta, e caso necessário as instruções juntamente com o link do formulário de cadastro e o termo de compromisso, o qual deve ser anexado ao formulário.

 

*Caso não saiba qual tipo de congelamento é necessário para suas amostras, sugerimos a pesquisa de protocolos que façam o congelamento do mesmo tipo de amostra que a sua.

 

 

Onde estocar minha amostra para a criopreservação:

Assim como é importante escolher o protocolo de criopreservação adequado, também é importante usar o recipiente certo para o armazenamento, pois o mesmo precisa ser resistente às baixas temperaturas. Os recipientes utilizados para essa finalidade são os tubos criogênicos, pois eles têm a capacidade de suportar temperaturas extremas, evitando o rompimento do tubo e contaminação das amostras e do meio. A tampa também precisar ter uma excelente vedação, tanto em temperatura ambiente quanto em temperaturas criogênicas.

 

**Amostras estocadas em vasilhas plásticas, sacos plásticos, recipientes de vidro, recipientes adaptados, caixas que não caibam nas racks não devem ser acondicionadas nos equipamentos do laboratório de criopreservação.