Unidade Organizacional

CEP
Portal PROPP
01/08/2016 - 00:59 - atualizado em 01/08/2016 - 01:12

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) nasceu em 1978, da fusão de algumas instituições privadas que foram congregadas em três campi: Santa Mônica, Umuarama e Educação Física. Esta fusão ocorreu em face de uma grande demanda por educação superior, oriunda de cidades e regiões próximas. Tornou-se o principal centro de referência em educação superior, ciência e tecnologia em uma ampla região do Brasil Sudeste/Central. Suas vocações e competências são diversas, por sua atuação em várias áreas relevantes de pesquisa. Os pesquisadores de seus três campi desenvolvem pesquisas com seres humanos e, por isso, a UFU solicitou o registro do seu CEP em 25 de agosto de 1997. Desde então, o CEP/UFU recebe e avalia os projetos de pesquisa da UFU e de outras instituições. Os membros do CEP se reúnem em uma sala do Bloco 1A no Campus Santa Mônica, onde também funciona a secretaria do CEP, uma infra-estrutura oferecida e apoiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Atualmente, o CEP conta com 32 membros das áreas de medicina, enfermagem, odontologia, psicologia, direito, geografia, sociologia, filosofia, letras, química, teologia e mais representantes da magistratura e de usuários. Esse número de membros pode variar com entrada de membros novos e saída de outros. Possui seu regimento interno de acordo com a Resolução 196/96/CNS e o mesmo está sendo re-estruturado. O CEP funciona regularmente como instância de avaliação e análise de relatórios finais e parciais de pesquisas concluídas. Suas reuniões são quinzenais e nelas são avaliados de 20 a 25 projetos novos, além de pendências e relatórios finais e parciais. Além das reuniões ordinárias, o Comitê também realiza reuniões extraoridinárias afim de atender à demanda.

Desde dezembro de 2004, quando o CNPq/Ministério da Saúde aprovou o projeto de apoio ao CEP/UFU, foi possível intensificar a interação com a comunidade científica da UFU e da região do Triângulo Mineiro, o que tem destacada a relevância de sua atuação para o respeito à dignidade humana no âmbito das práticas científicas.

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bloco 3P - Sala(s) 300 - Bairro Santa Mônica
Campus Santa Mônica - Uberlândia-MG - CEP 38400-902