Instituto de Química - IQUFU

Biocombustíveis

O Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, com cursos de mestrado e doutorado Stricto Sensu, é um programa bi-institucional constituído por associação ampla entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a Universidade Federal de Uberlândia. O Programa foi recomendado com conceito 4 pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em sua 134ª reunião, em março de 2012.

O modelo adotado inspira ações integradas e usa a competência instalada na UFVJM e UFU. A característica mais destacável é sua natureza abrangente, no ambiente de conexão de idéias, que cobre todas as cadeias produtivas interfaceadas com o tema biocombustíveis. A sustentação da estratégia ampla de trabalho desta proposta está fundamentada no entrelaçamento entre: (i) sistema de produção agrícola-florestal, fonte da biomassa precursora para biocombustíveis, materiais e produtos químicos; (ii) processos industriais; (iii) características e qualidade dos biocombustíveis, uso e mercado correspondente; (iv) aproveitamento de co-produtos agroindustriais e (v) efeitos no ambiente natural. Os segmentos não são dissociados, subdividido do todo; são interconectados, nas suas partes unitárias, formadoras.

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Ano de Início Mestrado Acadêmico: 
2013
Conceito CAPES Mestrado Acadêmico: 
4
Conceito CAPES Doutorado: 
4
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
PPGBIOCOMB
Ano de Início Doutorado: 
2013
AddThis: 

Química

Regido pela Resolução 002/2004, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação – CONPEP, (http://www.cpgquimica.iq.ufu.br/node/16), o Programa de Pós-Graduação em Química - PPQUI, atua em dois níveis: Mestrado e Doutorado.

O curso de mestrado acadêmico em Química da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, iniciou em março de 1998, com conceito 3 na avaliação CAPES. Em 2008, evoluiu para o conceito 4 e em 2013 para o conceito 5, conquista decorrente de uma forte política interna de adequação às normas da CAPES.

Estruturado na área de concentração intitulada Química, envolve as linhas de pesquisa Química Bioinorgânica; Ciência dos Materiais: Química do Estado Sólido; Eletroquímica Aplicada; Espectroanalítica Aplicada; Fotoquímica; Físico-Química de Macromoléculas e Colóides; Química Ambiental; Química de Produtos Naturais e Educação em Química, o mestrado acadêmico permanece baseado numa estrutura moderna, facilitando a interdisciplinaridade dos trabalhos.

O curso de Doutorado, iniciado como Programa Multi-institucional em Química da Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Uberlândia durou de2006 a 2007 com conceito 3 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e com conceito 4 de 2008 a 2012, conquista decorrente de uma forte política interna de adequação às normas da CAPES.

Nome do Programa / MBA ou Especilização: 
Programa de Pós-Graduação em Química
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Ano de Início Mestrado Acadêmico: 
1998
Conceito CAPES Mestrado Acadêmico: 
5
Conceito CAPES Doutorado: 
5
Sigla do Programa / MBA ou Especilização: 
PPGQUI
Ano de Início Doutorado: 
2013
AddThis: