Doutorado

Doutorado.

Letras - Teoria Literária

A proposição do Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado em Teoria Literária orientou-se por duas diretrizes básicas: a) a necessidade de formar profissionais qualificados para o ensino universitário em letras e áreas afins, em razão da demanda de instituições de ensino superior da região de influência da UFU, bem como a de possibilitar o aperfeiçoamento inadiável de professores do ensino fundamental e médio; a necessidade de contribuir para o avanço e a consolidação de grupos de pesquisa existentes na instituição, vinculados a projetos de Iniciação Científica e Pós-Graduação Lato Sensu.

Objetivos Específicos

Seus objetivos específicos podem ser assim apresentados:

I - Promover pesquisas que objetivem o desenvolvimento dos estudos avançados de literatura, a partir de perspectivas teóricas contemporâneas, lançando mão do necessário diálogo interdisciplinar com áreas de interface com o campo da linguagem.
II - Qualificar profissionais de elevado nível acadêmico com capacidade de:
   a) realizar pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico da área;
   b) promover a difusão de conhecimentos, integrando ensino e pesquisa;
III - Contribuir para a consolidação de uma política institucional de investimento continuado em programas de Pós-Graduação stricto sensu.
IV - Articular atividades de ensino e pesquisa, desenvolvidas tanto na graduação quanto na Pós-graduação, possibilitando a organização de núcleos temáticos e projetos de pesquisa em torno de questões relativas aos estudos literários.
V - Oferecer possibilidades para que o aluno desenvolva seu conhecimento acadêmico e sua capacidade de realizar pesquisas na área de Teoria Literária.

Nome do Programa: 
Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Literários
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Sigla do Programa: 
PGLETRAS
AddThis: 

Biocombustíveis

O Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis, com cursos de mestrado e doutorado Stricto Sensu, é um programa bi-institucional constituído por associação ampla entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e a Universidade Federal de Uberlândia. O Programa foi recomendado com conceito 4 pelo Conselho Técnico Científico da CAPES em sua 134ª reunião, em março de 2012.

O modelo adotado inspira ações integradas e usa a competência instalada na UFVJM e UFU. A característica mais destacável é sua natureza abrangente, no ambiente de conexão de idéias, que cobre todas as cadeias produtivas interfaceadas com o tema biocombustíveis. A sustentação da estratégia ampla de trabalho desta proposta está fundamentada no entrelaçamento entre: (i) sistema de produção agrícola-florestal, fonte da biomassa precursora para biocombustíveis, materiais e produtos químicos; (ii) processos industriais; (iii) características e qualidade dos biocombustíveis, uso e mercado correspondente; (iv) aproveitamento de co-produtos agroindustriais e (v) efeitos no ambiente natural. Os segmentos não são dissociados, subdividido do todo; são interconectados, nas suas partes unitárias, formadoras.

Nome do Programa: 
Programa de Pós-Graduação em Biocombustíveis
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Doutorado: 
4
Sigla do Programa: 
PPGBIOCOMB
Ano de Início Doutorado: 
2013
AddThis: 

Odontologia

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia iniciou suas atividades em 2001, tendo passado por diferentes fases em seu desenvolvimento. Em 2004 o programa, vivenciou sua primeira avaliação e mostrou que procedimentos necessitavam ser modificados para que metas pudessem ser atingidas e a proposta ser consolidada. O Programa sofreu então profunda reestruturação de conceitos e bases, realizando seminários, auto-avaliações, reestruturação de área física com investimentos da Direção da Faculdade em Laboratórios. A partir desta ação conjunta e articulada, o Programa tem demonstrado clara tendência ascendente em todos os parâmetros avaliativos. Na avaliação trienal 2004-2006 o Programa manteve o conceito 3, porém com claros indicativos de crescimento de produção o que inclusive motivou recurso, embora o CTC-CAPES tenha mantido o conceito obtido. Em 2008 após visita da Comissão de Avaliação da CAPES novas ações foram implementadas, como a fusão das duas áreas de concentração (Reabilitação Oral e Cirurgia) em uma única área de concentração (Clínica Odontológica Integrada), que vincula 6 linhas de pesquisa consolidadas ao longo dos primeiros dez anos de existência do Programa. A cada ano verificava-se a clara maturidade alcançada pelo Programa. Na última avaliação trienal (2007-2009) o Programa alcançou o conceito 4 com nítidos indicativos de crescimento da produção intelectual e de todos os outros indicativos do processo de avaliação, compatíveis até mesmo com desempenho de programas de conceito 5 com perfil semelhante. Após reflexão interna e tomada de decisões que fizeram com que o planejamento estratégico implementado em 2004 pudesse alcançar as metas estabelecidas, é entendido por toda a comunidade da UFU envolvida direta e indiretamente ao programa que o momento é adequado para a solicitação de abertura do Curso de Doutorado em Odontologia, mantendo a filosofia e agregando valores e conceitos que são frutos do amadurecimento científico e de gestão da Pós-Graduação no âmbito da FOUFU e da UFU.

Nome do Programa: 
Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Doutorado: 
5
Sigla do Programa: 
PPGO
Ano de Início Doutorado: 
2012
AddThis: 

Ciências Veterinárias

Qualificar recursos humanos com formação técnico-científica e didático-pedagógica diferenciada para o desenvolvimento de pesquisa científica, inovação tecnológica e exercício do magistério superior na Área de Ciências Veterinárias.

Desenvolver por meio da integração multidisciplinar pesquisas relacionadas com as linhas do Programa que objetivem a melhoria do ensino, o diagnóstico e solução de problemas de interesse regional e/ou nacional e o desenvolvimento de novas tecnologias para a melhoria da saúde e da produção animal.

Nome do Programa: 
Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Doutorado: 
4
Sigla do Programa: 
PPGCV
Ano de Início Doutorado: 
2012
AddThis: 

Estudos Linguísticos

O nosso Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos é constituído pelos cursos de Mestrado e Doutorado. 

Nosso Curso de Mestrado em Linguística, recomendado pelo Grupo Técnico Consultivo da CAPES em 12/4/1995, foi aprovado e criado pela Resolução 06/94 de 04/03/1994 do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia e iniciou suas atividades em agosto de 1995. Em 1996, foi avaliado como curso novo e, em 1998, recebeu avaliação positiva da CAPES, tendo sido reconhecido e avaliado com o CONCEITO 4, em 2004. 

Nosso curso de Doutorado teve seu processo de criação iniciado em meados de 2007, o qual foi aprovado pela Resolução 12/07, de 30/11/2007, do Conselho Universitário, com início de suas atividades em março de 2009, também com o CONCEITO 4. A partir dessa data, os Cursos de Doutorado e de Mestrado em Linguística (até então conhecido como MEL) passaram a constituir o Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos – PPGEL. 

Nome do Programa: 
Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Doutorado: 
4
Sigla do Programa: 
PPGEL
Ano de Início Doutorado: 
2009
AddThis: 

Ciências da Saúde

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde é o único Programa de Pós-graduação senso estrito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Ele está situado numa região que abrange aproximadamente dois milhões de habitantes (norte do Triângulo Mineiro, Alto do Paranaíba e sul do Estado de Goiás).

Parte expressiva do desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa do Programa é realizada no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da UFU. Esse é um hospital público formalmente conveniado com a rede do SUS e certificado como hospital público de ensino. Constitui a única referência em alta complexidade para a macrorregião Triângulo Norte (população de 1. 139. 533 habitantes) e desenvolve também ações de média complexidade e de atenção básica.

A produção intelectual do Programa tem contribuído para as ações de saúde da nossa região e do país, como, por exemplo, entre outros: os estudos conduzidos a respeito dos agravos à saúde relacionados com a violência; as pesquisas que avaliam o impacto do alergenos no desencadeamento de doenças respiratórias prevalentes; os estudos que procuram conhecer o impacto na qualidade de vida das doenças crônicas e os estudos que buscam compreender as etiologias das doenças respiratórias virais que são atendidas no Hospital de Clínicas.

Nome do Programa: 
Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Doutorado: 
4
Sigla do Programa: 
PPCSA
Ano de Início Doutorado: 
2012
AddThis: 

Ciência da Computação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Computação (PPG-CC) da Universidade Federal de Uberlândia foi criado em Março de 2001, tendo iniciado suas atividades desde então, com recomendação da CAPES. O Programa desenvolve pesquisas com ênfase em 4 linhas principais: Banco de Dados, Engenharia de Software, Redes de Computadores e Inteligência Artificial. Conta com 15 professores orientadores permanentes, sendo 4 com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e 45 alunos de mestrado. Nos últimos anos, tem sido cada vez mais significativa a participação de alunos do PPG-CC no cenário científico nacional, com a apresentação de seus trabalhos nos principais congressos nacionais ligados às quatro linhas de pesquisa.

Nome do Programa: 
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Doutorado: 
4
Sigla do Programa: 
PPGCO
Ano de Início Doutorado: 
2012
AddThis: 

Química

Regido pela Resolução 002/2004, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação – CONPEP, (http://www.cpgquimica.iq.ufu.br/node/16), o Programa de Pós-Graduação em Química - PPQUI, atua em dois níveis: Mestrado e Doutorado.

O curso de mestrado acadêmico em Química da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, iniciou em março de 1998, com conceito 3 na avaliação CAPES. Em 2008, evoluiu para o conceito 4 e em 2013 para o conceito 5, conquista decorrente de uma forte política interna de adequação às normas da CAPES.

Estruturado na área de concentração intitulada Química, envolve as linhas de pesquisa Química Bioinorgânica; Ciência dos Materiais: Química do Estado Sólido; Eletroquímica Aplicada; Espectroanalítica Aplicada; Fotoquímica; Físico-Química de Macromoléculas e Colóides; Química Ambiental; Química de Produtos Naturais e Educação em Química, o mestrado acadêmico permanece baseado numa estrutura moderna, facilitando a interdisciplinaridade dos trabalhos.

O curso de Doutorado, iniciado como Programa Multi-institucional em Química da Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Uberlândia durou de2006 a 2007 com conceito 3 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e com conceito 4 de 2008 a 2012, conquista decorrente de uma forte política interna de adequação às normas da CAPES.

Nome do Programa: 
Programa de Pós-Graduação em Química
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Doutorado: 
5
Sigla do Programa: 
PPQUI
Ano de Início Doutorado: 
2013
AddThis: 

Imunologia e Parasitologia Aplicadas

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas é promover pesquisas relacionadas com a Imunologia e Parasitologia que visem a melhora do ensino, o diagnóstico e solução de problemas de interesse regional e nacional e o desenvolvimento de tecnologias.

Formar profissionais de elevado nível acadêmico e com capacidade de desenvolver pesquisa científica em Imunologia e Parasitologia Aplicadas.

Nome do Programa: 
Programa de Pós Graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Doutorado: 
6
Sigla do Programa: 
PPIPA
Ano de Início Doutorado: 
2000
AddThis: 

História

O Programa de Pós-graduação em História é composto pelos cursos de Mestrado e Doutorado em História, iniciados, respectivamente, em 1999 e 2006. Sua área de concentração é História Social, apoiando-se no eixo temático Política e Cultura; nele se inscrevem as 04 Linhas de Pesquisa que compõem o Programa: “História e Cultura”; “Política e Imaginário”; “Trabalho e Movimentos Sociais” e “Linguagens, Estética e Hermenêutica”. A concepção acadêmica do PPHIS alicerça-se na relação e na autonomia de suas Linhas de Pesquisa; são elas que orientam o objetivo geral do Programa, que consiste na formação de professores e pesquisadores de elevado nível acadêmico, que possam contribuir para o desenvolvimento científico e o ensino da História a partir de abordagens inter e/ou transdisciplinares, do fortalecimento da relação entre Graduação e Pós-graduação e da articulação constante entre ensino, extensão e pesquisa.
 

Nome do Programa: 
Programa de Pós-Graduação em História
Imagem: 
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Conceito CAPES Doutorado: 
4
Sigla do Programa: 
PPGHIS
Ano de Início Doutorado: 
2006
AddThis: