6. Ciências Sociais Aplicadas

Tecnologias, Comunicação e Educação

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade é uma proposta do Núcleo de Educação, Comunicação e Tecnologias, amparada no artigo 4º da Resolução 19/2009 do CONPEP/UFU e elaborada por professores das áreas de Comunicação e Educação.

Tal proposta nasce, portanto, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, que também abriga os cursos de graduação em Pedagogia, graduação em Comunicação Social: habilitação em Jornalismo e o Programa de Pós-Graduação em Educação, com os cursos de Mestrado e Doutorado em Educação.

Trata-se, assim, de uma proposta amadurecida, resultado da experiência da unidade acadêmica com as diferentes áreas de conhecimento, as quais se encontram aqui presentes de maneira interdisciplinar e que, futuramente, poderá abrigar novos cursos nas áreas de interface.

O curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Comunicação e Educação, em nível de mestrado profissional interdisciplinar, preocupa-se em romper com essa tendência de trabalhos isolados, tem como proposta trabalhar de maneira interdisciplinar as três áreas citadas, de maneira a proporcionar aos estudantes um marco teórico, profissional e docente organizado, coerente e que torne possível a formação de pesquisadores e profissionais especializados na busca por desvendar a complexidade de suas inter-relações.

Programa de Pós-graduação em Comunicação e Educação
Áreas do Conhecimento (CNPQ):
Ano de Início Mestrado Profissional:
Conceito CAPES Mestrado Profissional:
PPGCE

Ciências Contábeis

O Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC), curso de Mestrado Acadêmico, foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em novembro de 2012, atribuindo-lhe nota 3.

O PPGCC oferece atualmente uma área de concentração, denominada Contabilidade e Controladoria, estruturada em duas linhas de pesquisa:

I – Contabilidade Financeira;

II – Controladoria.

São oferecidas, anualmente, 16 vagas para Mestrado Acadêmico.

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis
PPGCC

Arquitetura e Urbanismo

O Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, em nível de Mestrado Acadêmico, integra a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design. Foi aprovado pelo Conselho Superior da UFU, em 27 de maio de 2011 (Resolução no. 05/20011 do CONSUN) e, em dezembro de 2012, recebeu parecer favorável do Conselho Técnico Consultivo (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), em sua 142ª. Reunião, que autorizou sua implantação.

Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo
PPGAU

Ciências Sociais

O Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) foi recomendado pela CAPES em 12 de maio de 2009 ( Portaria MEC 970, DOU 13/10/2009 - Parecer CES/CNE 253/2009) e iniciou suas atividades em fevereiro de 2010.

Ao ser recomendado o Programa obteve conceito inicial 3. Contudo, desde sua implantação, mereceu o apoio das agências de fomento CAPES e FAPEMIG e da PROPP/UFU, para a concessão de bolsas de estudos, atividades de pesquisa e a organização de eventos. Atualmente, conta com 18 professores, todos com doutorado, ou pós-doutorado, nas áreas de conhecimento de Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
PPGCS

Direito Público

O Programa de Mestrado em Direito tem por objetivo promover pesquisas e reflexões transdisciplinares teórico-aplicadas a partir da área de concentração, com aprimoramento crítico, dogmático e zetético, quanto aos direitos e garantias fundamentais ensejadores da retomada da pessoa e da justiça social como causas subjacentes do pluralismo ético-científico e que expressam dimensões normativas sensíveis e diferenciadas de realizabilidade do sistema jurídico e de justificação do Estado, exigentes de máxima efetividade enquanto projeto de vida das presentes e futuras gerações.

Programa de Pós-graduação em Direito
PPGDI

Economia

O Programa de Pós-Graduação em Economia da UFU centra o esforço de reflexão no desenvolvimento brasileiro, no contexto do capitalismo contemporâneo. Toma-se por base os referenciais histórico, teórico e metodológico, contemplando os recortes analíticos regional, nacional e das relações público-privadas em suas interações dinâmicas.

Programa de Pós-Graduação em Economia
Conceito CAPES Doutorado: