4. Ciências da Saúde

Fisioterapia

Programa de Pós-graduação em associação com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Programa de Pós-graduação em Fisioterapia
PPGFISIO

Odontologia

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia iniciou suas atividades em 2001, tendo passado por diferentes fases em seu desenvolvimento. Em 2004 o programa, vivenciou sua primeira avaliação e mostrou que procedimentos necessitavam ser modificados para que metas pudessem ser atingidas e a proposta ser consolidada. O Programa sofreu então profunda reestruturação de conceitos e bases, realizando seminários, auto-avaliações, reestruturação de área física com investimentos da Direção da Faculdade em Laboratórios. A partir desta ação conjunta e articulada, o Programa tem demonstrado clara tendência ascendente em todos os parâmetros avaliativos. Na avaliação trienal 2004-2006 o Programa manteve o conceito 3, porém com claros indicativos de crescimento de produção o que inclusive motivou recurso, embora o CTC-CAPES tenha mantido o conceito obtido. Em 2008 após visita da Comissão de Avaliação da CAPES novas ações foram implementadas, como a fusão das duas áreas de concentração (Reabilitação Oral e Cirurgia) em uma única área de concentração (Clínica Odontológica Integrada), que vincula 6 linhas de pesquisa consolidadas ao longo dos primeiros dez anos de existência do Programa. A cada ano verificava-se a clara maturidade alcançada pelo Programa. Na última avaliação trienal (2007-2009) o Programa alcançou o conceito 4 com nítidos indicativos de crescimento da produção intelectual e de todos os outros indicativos do processo de avaliação, compatíveis até mesmo com desempenho de programas de conceito 5 com perfil semelhante. Após reflexão interna e tomada de decisões que fizeram com que o planejamento estratégico implementado em 2004 pudesse alcançar as metas estabelecidas, é entendido por toda a comunidade da UFU envolvida direta e indiretamente ao programa que o momento é adequado para a solicitação de abertura do Curso de Doutorado em Odontologia, mantendo a filosofia e agregando valores e conceitos que são frutos do amadurecimento científico e de gestão da Pós-Graduação no âmbito da FOUFU e da UFU.

Programa de Pós-Graduação em Odontologia
Conceito CAPES Doutorado:
PPGODONTO

Ciências da Saúde

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde é o único Programa de Pós-graduação senso estrito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Ele está situado numa região que abrange aproximadamente dois milhões de habitantes (norte do Triângulo Mineiro, Alto do Paranaíba e sul do Estado de Goiás).

Parte expressiva do desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa do Programa é realizada no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da UFU. Esse é um hospital público formalmente conveniado com a rede do SUS e certificado como hospital público de ensino. Constitui a única referência em alta complexidade para a macrorregião Triângulo Norte (população de 1. 139. 533 habitantes) e desenvolve também ações de média complexidade e de atenção básica.

A produção intelectual do Programa tem contribuído para as ações de saúde da nossa região e do país, como, por exemplo, entre outros: os estudos conduzidos a respeito dos agravos à saúde relacionados com a violência; as pesquisas que avaliam o impacto do alergenos no desencadeamento de doenças respiratórias prevalentes; os estudos que procuram conhecer o impacto na qualidade de vida das doenças crônicas e os estudos que buscam compreender as etiologias das doenças respiratórias virais que são atendidas no Hospital de Clínicas.

Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Conceito CAPES Mestrado Acadêmico:
Conceito CAPES Mestrado Profissional:
Conceito CAPES Doutorado:
PPCSA