1. Ciências Exatas e da Terra

PROFMAT

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Local.

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional Local
Áreas do Conhecimento (CNPQ):
Conceito CAPES Mestrado Profissional:
Modalidade:

Meio Ambiente e Qualidade Ambiental

O curso de Mestrado Acadêmico em Meio Ambiente e Qualidade Ambiental (PPGMQ) é um programa de Pós-Graduação Strito Sensu vinculado ao Comitê de Ciências Ambientais da CAPES. O programa está sediado no Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) da Universidade Federal de Uberlândia na região do Triângulo Mineiro. O PPGMQ foi aprovado pela CAPES em 2013 e iniciou as atividades de ensino, pesquisa e extensão em março de 2014. O corpo docente tem formação acadêmica variada e multidisciplinar. O programa destina a formação de recursos humanos nas mais diversas áreas do conhecido com ênfase na área de atuação de meio ambiente, qualidade ambiental, gestão ambiental e sustentável dos recursos naturais e monitoramento ambiental.

Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental
PPGMQ

Ensino de Ciências e Matemática

O Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática -Mestrado Profissional – é administrado pelo consórcio formado pelo Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal e Faculdade de Matemática.

O Programa é destinado, prioritariamente, a professores do Ensino Básico (Fundamental e Médio) das escolas públicas ou privadas, que sejam graduados em Ciências Biológicas, Física, Química ou Matemática.

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Áreas do Conhecimento (CNPQ):
Conceito CAPES Mestrado Profissional:
PPGECM
AddThis:
Ano de Início Mestrado Profissional:

Matemática

Desde março de 2007 a FAMAT oferece o curso de Mestrado em Matemática, dentro de um Programa de Pós-graduação em Matemática reconhecido pela CAPES em julho de 2006 (programa número 32006012023P2). Esse Programa é a continuação natural da evolução da Faculdade de Matemática, que se iniciou com a capacitação de seus professores e se completou com a formação de um corpo estável de pesquisadores, cujo volume de produção apresenta um crescimento permanente. O corpo docente do Programa é composto atualmente por 12 professores doutores, que trabalham em áreas de Matemática pura e aplicada.

Programa de Pós-graduação em Matemática
PPMAT

Ciência da Computação

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência da Computação (PPG-CC) da Universidade Federal de Uberlândia foi criado em Março de 2001, tendo iniciado suas atividades desde então, com recomendação da CAPES. O Programa desenvolve pesquisas com ênfase em 4 linhas principais: Banco de Dados, Engenharia de Software, Redes de Computadores e Inteligência Artificial. Conta com 15 professores orientadores permanentes, sendo 4 com Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq e 45 alunos de mestrado. Nos últimos anos, tem sido cada vez mais significativa a participação de alunos do PPG-CC no cenário científico nacional, com a apresentação de seus trabalhos nos principais congressos nacionais ligados às quatro linhas de pesquisa.

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Conceito CAPES Doutorado:
PPGCO
Ano de Início Doutorado:

Química

Regido pela Resolução 002/2004, do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação – CONPEP, (http://www.cpgquimica.iq.ufu.br/node/16), o Programa de Pós-Graduação em Química - PPQUI, atua em dois níveis: Mestrado e Doutorado.

O curso de mestrado acadêmico em Química da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, iniciou em março de 1998, com conceito 3 na avaliação CAPES. Em 2008, evoluiu para o conceito 4 e em 2013 para o conceito 5, conquista decorrente de uma forte política interna de adequação às normas da CAPES.

Estruturado na área de concentração intitulada Química, envolve as linhas de pesquisa Química Bioinorgânica; Ciência dos Materiais: Química do Estado Sólido; Eletroquímica Aplicada; Espectroanalítica Aplicada; Fotoquímica; Físico-Química de Macromoléculas e Colóides; Química Ambiental; Química de Produtos Naturais e Educação em Química, o mestrado acadêmico permanece baseado numa estrutura moderna, facilitando a interdisciplinaridade dos trabalhos.

O curso de Doutorado, iniciado como Programa Multi-institucional em Química da Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Universidade Federal de Uberlândia durou de2006 a 2007 com conceito 3 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e com conceito 4 de 2008 a 2012, conquista decorrente de uma forte política interna de adequação às normas da CAPES.

Programa de Pós-Graduação em Química
Conceito CAPES Doutorado: