pós-graduação

Resolução 01/2018 do CONPEP
15/01/2018 - 16:48 - atualizado em 15/01/2018 - 16:48
Altera a Resolução SEI nº 09/2017, do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, que “Aprova o Calendário Acadêmico da Pós-graduação para o ano letivo de 2018"
RESOLUÇÃO Nº 06/2017, DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO
01/12/2017 - 14:51 - atualizado em 01/12/2017 - 14:51
Dispõe sobre a política de ações afirmativas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência na pós-graduação stricto sensu na Universidade Federal de Uberlândia

CONVITE

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, têm a honra de convidar Vossa Senhoria para participar do evento "I Seminário Interno sobre o PIDE-UFU e o processo de Internacionalização: possibilidades e desafios", a ser realizado nos dias 07 e 08 de dezembro de 2017, no Anfiteatro da FAU, na Av. Francisco Vicente Ferreira nº 126, Bairro Santa Mônica, na cidade de Uberlândia - MG.

Participarão do evento gestores da Universidade, Coordenadores da Pós-graduação, Pesquisadores, Especialistas em Tecnologia da Informação, Professores e Servidores membros dos Comitês de Assessoramento da Diretoria de Relações Internacionais e demais interessados, com o propósito de refletirmos sobre estratégias de implementação da Política de Internacionalização da UFU, conforme a programação abaixo:

Dia 7/12 (Anfiteatro da FAU)

8h30 - Abertura do I Seminário Interno sobre Internacionalização da UFU

Reitor

9h - 9h45 - Introdução ao Programa de Internacionalização - CAPES - PRINT

PROPP e DRI

9h45 - Intervalo

10h - 11h - Writing Center: Centro de Apoio linguístico ao pesquisador na produção de textos científicos e a experiência da UFPR

11h - 12h - Inglês como Língua de Instrução: desafios e possibilidades

Prof. Dr. Ronald Barry Martinez

Coordenador Projeto CAPA-UFPR

14h - 15h45 - Collaborative Online International Learning (COIL): experiência FATEC

Prof. Dr. Osvaldo Succi

15h45 - 16h - Intervalo

16h - 17h - Organização e coleta de dados para gestão do processo de internacionalização: Sistema de gestão de processos de Internacionalização da UNESP

Marcos Antunes

17h - 18h - Reflexões sobre os temas debatidos

Dia 8/12 (Anfiteatro da FAU)

9h - 10h - 9h - 10h - MiriadaX na UFU?

MiriadaX - https://miriadax.net/cursos

Luiz Pedro Kikuki Gomes

TELEFÔNICA Educacional Digital

10h - 10h15 - Intervalo

10h15 - 11h30 - CAPES e estratégias de Internacionalização da Educação Superior

Patrício Marinho

Coordenador de Parcerias Estratégicas no Norte Global e Oceania - CAPES

11h30 - 12h - Proposta apresentada à FAPEMIG, visando à implementação de Programa para a Internacionalização das IES Mineiras

PROPP e DRI

Dia 8/12 (Anfiteatro da FAU)

14h - 15h -

A) Plataforma Carolina Bori: reconhecimento e revalidação de diplomas emitidos por Universidades estrangeiras

B) Línguas estrangeiras e internacionalização: apoio SESu

Prof. Dr. Noraí Romeu Rocco

Coordenador-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior

15h - 15h45 - Plano de ação dos Comitês de Assessoramento da DRI e a Política de Internacionalização da UFU e Apresentação da proposta (versão preliminar) de Política de Internacionalização da UFU: princípios e estratégicas.

15h45 - 16h - Intervalo

16h - 17h - Plano de ação dos Comitês de Assessoramento da DRI e a Política de Internacionalização da UFU e Apresentação da proposta (versão preliminar) de Política de Internacionalização da UFU: princípios e estratégicas.

17h - 18h - Considerações Finais

Reflexões sobre as estratégias de implementação da Política de Internacionalização da UFU
Política de Internacionalização da UFU
Política de internacionalização

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, da Universidade Federal de Uberlândia, convida toda a comunidade acadêmica para participar do Seminário: Desafios sobre a Avaliação da Pós-graduação brasileira: balanços preliminares, a ser realizado no dia 11/12/2017, no Anfiteatro da FAU. situado na Av. Francisco Vicente Ferreira nº 126, Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG.

A programação do evento é a seguinte:

8h00 Solenidade de Abertura, com a presença do Magnifico Reitor, Professor Dr. Valder Steffen Júnior. 

8h30min Palestra da Professora Dra. Iracilda Sampaio, Diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará, sobre a “Experiência das Ações de Acompanhamento/ Assessoramento juntos  aos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará”.

10h30min. Intervalo

11h00 Mesa: “Experiências do processo de Avaliação da Pós-graduação, quadriênio 2013 – 2016”, com a presença dos representantes de área da UFU na CAPES.

Carlos José Soares - Coordenador da área da Odontologia.

José Roberto Mineo - Coordenador da área Ciências Biologicas III

12h30min. Almoço

14h30min Palestra da Professora Dra.  Rita de Cássia Barradas Barata, Diretoria de Avaliação da CAPES, sobre “Desafios da Política de Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: quadriênio 2017-2020”.

16h00. Intervalo.

 

16h30min. Debate sobre o tema do seminário, com os palestrantes.

18h00. Encerramento. 

Seminário
PROPP divulga:
19/11/2015 - 00:07 - atualizado em 30/09/2016 - 15:54
Calendário Acadêmico da Pós-graduação 2016

Resolução Nº 16/2015 do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação (CONPEP) aprova o Calendário Acadêmico da Pós-graduação para o ano letivo de 2016. 

Resolução 06/2011
29/10/2015 - 16:45 - atualizado em 29/10/2015 - 16:45
Dispõe sobre o Programa de Pós-Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia
Qualificação docente em nível de mestrado, doutorado ou pós doutorado sem afastamento
28/10/2015 - 17:06 - atualizado em 28/10/2015 - 17:09

A legislação não impede que servidores possam se qualificar sem afastamento. Esta situação pode ser observada em diversas situações em nossa universidade (docentes que estão se qualificando em suas próprias unidades acadêmicas; docentes recém-contratados que se encontram cursando pós-graduação stricto sensu na data da posse; etc).

O docente interessado em se qualificar (ou continuar sua qualificação) sem afastamento deverá solicitar a autorização do Conselho da Unidade para tal (inclusive no caso de recém-contratados que já estejam cursando pós-graduação). Apenas para orientação, o processo deve ser instruído no âmbito da Unidade, com, pelo menos, a seguinte documentação: Memorando do requerente ao presidente do Conselho da Unidade, com as seguintes informações: Nome do servidor; Datas de início e término da qualificação (previsão); Instituição de destino; Cidade e País de destino; Cópia do convite ou aceite da Instituição ou documento comprobatório de matrícula no curso. Folder da Instituição de destino; Cópia do plano de trabalho. Uma vez aprovado o pedido pelo conselho da Unidade, o(a) diretor(a) deverá encaminhar à PROPP, para registro, a seguinte documentação:Memorando de encaminhamento da Unidade à Diretoria de Pós-Graduação, com as seguintes informações:Nome do servidor; Datas de início e término da qualificação (previsão); Instituição de destino; Cidade e País de destino; Cópia do convite ou aceite da Instituição ou documento comprobatório de matrícula no curso; Folder da Instituição de destino; Cópia do plano de trabalho;Cópia da ata da reunião do conselho da Unidade, com a aprovação do pedido de qualificação sem afastamento.O registro do processo de qualificação na PROPP será utilizado em qualquer situação envolvendo possíveis viagens, pedidos de promoção vertical etc.
Resolução nº 02/2011 CONPEP
28/10/2015 - 11:27 - atualizado em 28/10/2015 - 11:27
Altera a Resolução 12/2008, do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, que “Estabelece normas gerais para a criação, organização, funcionamento, implementação, extinção, avaliação e alterações relativas aos Programas de Pós-graduação stricto sensu, no âmbito desta Universidade”
Cadastramento de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu - Especialização
28/10/2015 - 10:27 - atualizado em 29/12/2017 - 13:55

Conforme regulamenta o Roteiro e Instruções Normativas aplicáveis a projetos de cursos de especialização lato sensu, baseados nas Resoluções nº 07/2016 do CONPEP, 03/2002 - CONSUN, 01/96 – CONDIR, 01/2001 da CES / CNE e no Regimento Geral da UFU: "XI – Somente as unidades acadêmicas de 3º grau (Faculdades e Institutos) poderão instituir cursos de especialização, sendo permitido, contudo, que órgãos ou setores administrativos, além das unidades especiais, participem de projetos como co-autores, se houver identidade destes com o curso proposto.

Como solicitar certificado de curso de especialização
27/10/2015 - 16:56 - atualizado em 25/11/2015 - 08:28

Ao finalizar os cursos de especialização, a Unidade Acadêmica ou Instituto que o forneceu submete seu relatório final a aprovação do Conselho da Unidade e tem até sessenta dias para encaminhar o relatório final para a aprovação da PROPP. Portanto, o aluno deve manter contato com a Unidade Acadêmica ou Instituto que lhe forneceu o curso de especialização, para se informar em que período o relatório final foi encaminhado para a PROPP, possibilitando-o a acompanhar os prazos.

A entrega de certificado será pessoalmente (concluinte do curso), munido de documento com identificação, na PROPP, localizada na reitoria campus Santa Mônica, (Av. João Naves de Ávila nº 2121) bloco 3P, no terceiro andar, sala 300. Os horários de atendimento são: das 08:30 às 11:00h e das 14:30 às 17:00h. No caso da retirada do certificado por terceiros, se faz necessário que o mesmo porte uma procuração simples, podendo ser de próprio punho, assinada pelo aluno que autoriza a entrega do certificado ao terceiro, que também deverá portar documento com identificação.A PROPP não é autorizada a enviar qualquer documento por correio, sendo assim, se o concluinte não morar em Uberlândia é necessário que haja uma pessoa (munida de procuração), para retirar o certificado e assinar o livro de registros. DIESP: (34) 3239-4966Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 – Reitoria Campus Santa MônicaResponsável: Josiene                           e-mail: dirpgex@ufu.br FAU Contato: (34) 3228-7950Endereço: Avenida Engenheiro Diniz, 1178 – MartinsResponsável: Cida                              e-mail: aparecida@fau.ufu.br