Afastamento para cursar pós-graduação no país

Segundo a Resolução Nº 08/2008 do Conselho Diretor, em seu artigo segundo e terceiro:

Art. 2º  É objetivo permanente da Universidade Federal de Uberlândia – UFU a atuação como centro de excelência do ensino de graduação e de pós-graduação, na produção e na difusão do conhecimento, justificando, portanto, uma política de qualificação de seus docentes.

Art. 3º  A política de qualificação da UFU terá como objetivos:

I – desenvolver e aprimorar a pesquisa, o ensino básico, técnico e de graduação e a pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento; e

II – garantir a formação permanente de recursos humanos de alto nível para a docência.

- Ser docente da Universidade Federal de Uberlândia em caráter efetivo.

- Somente serão autorizados afastamentos para cursos no País, devidamente credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

- DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS

Art. 17.  As Unidades deverão adotar critérios de seleção dos candidatos que levem em consideração, entre outros:

I – o respectivo Plano de Qualificação;

II – a forma de afastamento;

III – o regime de trabalho;

IV – o exercício das atribuições do cargo do docente após seu retorno à UFU; e

V – a sua produção intelectual.

Para dar entrada no processo de afastamento o docente deverá protocolar (15 dias antes do seu inicio)  junto ao SERPRO - Setor de Protocolo - toda documentação listada abaixo:

1. MI do Instituto ou da Faculdade, encaminhando a solicitacao de afastamento;
  2. Requerimento à Pró-Reitoria de Pós-Graduação , solicitando o afastamento;
  3. Declaração de aprovação na IES de destino;
  4. Plano de Estudo;
  5. Parecer do Instituto ou da Faculdade considerando a Instituição de destino e a relevância do curso, acompanhado de ata do Conselho respectivo autorizando o afastamento;
  6. Termo de Responsabilidade e Compromisso preenchido e devidamente assinado;
  7. Declaração de vantagens adicionais;
  8. "Nada Consta" - Biblioteca;
  9. Dados Pessoais: Endereço de origem - CPF - Telefone residencial e celular - E-mail.

1. No caso de prorrogação de afastamento, o servidor deverá encaminhar à DIRPG, informações quanto ao novo período, por meio de memorando da Unidade, juntamente com documentação pertinente à prorrogação. Na hipótese de renovação da bolsa de estudo, anexar carta concessiva  com até 15 dias antes início da mesma, para emissão de portaria.
  2. Ao término da autorização do afastamento, a Unidade deverá encaminhar à DIRPG memorando comunicando o retorno do servidor às atividades, juntamente com a comprovação do término do afastamento, para o encerramento do processo junto ao SEPRO.
  3. Aposentadoria Especial: contagem e tempo para aposentadoria especial de professor (Ofício.circular nº6/2016 DAJ/COLEP/CGGP/SAA-MEC, de 10/05/2016) - o período concedido em razão de afastamento para estudo não é considerado como atividade de magistério, vide ofício supracitado.

Legislações