Letras - Teoria Literária

Letras - Teoria Literária

A proposição do Programa de Pós-graduação em Letras - Mestrado em Teoria Literária orientou-se por duas diretrizes básicas: a) a necessidade de formar profissionais qualificados para o ensino universitário em letras e áreas afins, em razão da demanda de instituições de ensino superior da região de influência da UFU, bem como a de possibilitar o aperfeiçoamento inadiável de professores do ensino fundamental e médio; a necessidade de contribuir para o avanço e a consolidação de grupos de pesquisa existentes na instituição, vinculados a projetos de Iniciação Científica e Pós-Graduação Lato Sensu.

Objetivos Específicos

Seus objetivos específicos podem ser assim apresentados:

I - Promover pesquisas que objetivem o desenvolvimento dos estudos avançados de literatura, a partir de perspectivas teóricas contemporâneas, lançando mão do necessário diálogo interdisciplinar com áreas de interface com o campo da linguagem.
II - Qualificar profissionais de elevado nível acadêmico com capacidade de:
   a) realizar pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento científico da área;
   b) promover a difusão de conhecimentos, integrando ensino e pesquisa;
III - Contribuir para a consolidação de uma política institucional de investimento continuado em programas de Pós-Graduação stricto sensu.
IV - Articular atividades de ensino e pesquisa, desenvolvidas tanto na graduação quanto na Pós-graduação, possibilitando a organização de núcleos temáticos e projetos de pesquisa em torno de questões relativas aos estudos literários.
V - Oferecer possibilidades para que o aluno desenvolva seu conhecimento acadêmico e sua capacidade de realizar pesquisas na área de Teoria Literária.

Nome do Programa: 
Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Literários
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Sigla do Programa: 
PGLETRAS