Ciências da Saúde

Ciências da Saúde

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde é o único Programa de Pós-graduação senso estrito da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia. Ele está situado numa região que abrange aproximadamente dois milhões de habitantes (norte do Triângulo Mineiro, Alto do Paranaíba e sul do Estado de Goiás).

Parte expressiva do desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa do Programa é realizada no Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da UFU. Esse é um hospital público formalmente conveniado com a rede do SUS e certificado como hospital público de ensino. Constitui a única referência em alta complexidade para a macrorregião Triângulo Norte (população de 1. 139. 533 habitantes) e desenvolve também ações de média complexidade e de atenção básica.

A produção intelectual do Programa tem contribuído para as ações de saúde da nossa região e do país, como, por exemplo, entre outros: os estudos conduzidos a respeito dos agravos à saúde relacionados com a violência; as pesquisas que avaliam o impacto do alergenos no desencadeamento de doenças respiratórias prevalentes; os estudos que procuram conhecer o impacto na qualidade de vida das doenças crônicas e os estudos que buscam compreender as etiologias das doenças respiratórias virais que são atendidas no Hospital de Clínicas.

Conceito CAPES Doutorado: 
4
Ano de Início Doutorado: 
2012
Nome do Programa: 
Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde
Áreas do Conhecimento (CNPQ): 
Sigla do Programa: 
PPCSA