Procedimentos para o Programa de Pós-doutorado da Universidade Federal de Uberlândia

Orientações sobre o pós-doutoramento na UFU, matrícula, nomeação de bolsas, cancelamento, renovação e prestação de contas.

Considerações:

• Usualmente as agências de fomento podem manter seus programas de apoio ao pós-doutoramento:
    • CAPES; (PNPD, PRODOC, PROCAD. ...)
    • CNPq; (PD-Júnior, PD-Senior ...)
    • FAPEMIG, e demais agências estaduais de apoio a pesquisa;
    • Outros.
  • Desde que devidamente institucionalizados poderão ocorrer pós-doutoramentos na UFU sem financiamento (inclusive sem bolsa);
  • Na CAPES existem, atualmente, as seguintes modalidades de Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD):
  1. 2013 PNPD/CAPES (Novo PNPD) cotas concedidas ou migradas (de outros PNPDs) para os Programas de Pós-graduação (PPG) a partir de setembro de 2013;
  2. *2011 chamada pública de 2011 (Programa Nacional de Pós-Doutorado -2011 – Concessão Institucional às IFES),
  3. *2010 (Edital n° 001/2010 MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP);
  4. *2009 (Edital MEC/CAPES e MCT/FINEP);
  5. *2007 (Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq e MCT/FINEP).

* Migração de cotas para o Novo PNPD: conforme o artigo 11 da portaria nº 086, de 03 de julho de 2013:

“§ 2º As cotas de bolsas vigentes concedidas por meio dos editais de 2007 (Edital MEC/CAPES e MCT/CNPq e MCT/FINEP), 2009 (Edital MEC/CAPES e MCT/FINEP), 2010 (Edital n° 001/2010 MEC/CAPES e MCT/CNPq/FINEP) e chamada pública de 2011 (Programa Nacional de Pós-Doutorado -2011 – Concessão Institucional às IFES), quando não utilizadas ou por solicitação dos respectivos coordenadores de projeto, poderão ser canceladas pela CAPES e transferidas aos respectivos Programas de Pós-Graduação, no âmbito deste Regulamento”.

Estudante, Pesquisador, Professor, Técnico Administrativo

Ações/Procedimentos/atribuições

• Seleção do candidato ao Pós-doutorado: atribuição da Unidade Acadêmica (UA) e do PPG;
  • Manter arquivo com a documentação do discente bolsista e não bolsista: atribuição da UA e do PPG;
  • Carta de compromisso, modelo anexo, a ser arquivado na UA/PPG;
  • Matrícula de discente de Pós-doutorado, obrigatório a todos os pós-doutorandos, enviar documentação para a DIAPG/PROPP;
    • Para todas as modalidades de Pós-doutorado
      • Observação: a documentação completa deverá ser entregue a DIAPG/PROPP com pelo menos 72 horas úteis antes do fechamento do aplicativo de nomeação, cancelamento, homologação da agencias fomentadora.

• Enviar a DIAPG/PROPP para cadastro, matrícula e homologação da bolsa (para todos os pós-doutorados):

Memorando Interno (MI), modelo anexo, assinado pelo diretor da UA/coordenador do PPG/coordenador do projeto, encaminhado a DIAPG/PROPP informando:

• Nome do bolsista;
  • Unidade Acadêmica;
  • Programa de Pós-graduação vinculado;
  • Agência de fomento e programa de apoio;
  • Para bolsista CAPES PNPD Institucional concessão 2011 informar os dados bancários;
    • Início do projeto (bolsa);
    • Fim do projeto (bolsa);
    • Título do projeto (a ser executado pelo discente);
    • Supervisor/coordenador do projeto.
    • E-mail do Supervisor/coordenador do projeto
    • Telefones Supervisor/coordenador do projeto
  •  Requerimento de matrícula, modelo anexo, contendo:
  • Preenchimento completo;
  • Assinatura do discente;
  • Despacho Diretor da UA/Coordenador do PPG/Coordenador do Projeto;
  • Documentos anexados.

• Cancelamento de bolsa e encerramento de matrícula
    • Enviar para a DIAPG/PROPP MI, modelo anexo,  assinado pelo diretor da UA/coordenador do PPG/coordenador do projeto, encaminhado a DIAPG/PROPP informando:
      • Nome discente
      • Unidade Acadêmica
      • Programa de Pós-graduação vinculado
      • Data de encerramento
      • Titulo do projeto
      • Justificativa
      • Supervisor/coordenador do projeto
      • Data e assinatura

• Renovação de bolsa
    • Enviar para a DIAPG/PROPP MI, modelo anexo,  assinado pelo diretor da UA/coordenador do PPG/coordenador do projeto, informando:
      • Nome discente
      • Unidade Acadêmica
      • Programa de Pós-graduação vinculado
      • Novo período da bolsa
      • Titulo do projeto
      • Justificativa
      • Supervisor/coordenador do projeto;
      • Data e assinatura

• Prestação de contas: atribuição da UA e do PPG;
  • Envio da prestação de contas para a agência fomentadora (somente para o PNPD-CAPES Institucional 2011): DIAPG/PROPP

• Nomeação  e cancelamento de bolsista no SAC (PNPD/CAPES 2013): usar o manual do usuário do SAC/CAPES. Atribuição do coordenador do PPG;
  • Nomeação e cancelamento de bolsista (PNPD/CAPES Institucional 2011) o coordenador do projeto deverá enviar a documentação para a DIAPG/PROPP, pelo menos 72 horas úteis antes do fechamento do aplicativo pela CAPES. Atribuição PROPP;