Como solicitar certificado de curso de especialização

Ao finalizar os cursos de especialização, a Unidade Acadêmica ou Instituto que o forneceu submete seu relatório final a aprovação do Conselho da Unidade.

Art. 34 da Resolução 07/2016: ’’Concluído o curso, o coordenador deverá elaborar e apresentar relatório final, em até 120 dias após o encerramento do curso, conforme cronograma de execução aprovado”

A Unidade Acadêmica deverá encaminhar o relatório final para a aprovação da PROPP. Portanto, o aluno deve manter contato com a Unidade Acadêmica ou Instituto que lhe forneceu o curso de especialização, para se informar em que período o relatório final foi encaminhado para a PROPP, possibilitando-o a acompanhar os prazos.

Os certificados dos cursos de especialização só podem ser solicitados após a aprovação do relatório final do respectivo curso pela unidade acadêmica e pela PROPP.

Após esse procedimento, a Diretoria de Controle Acadêmico (DIRAC) emitirá os certificados observada a inexistência de pendências administravas ou legais.

A PROPP é responsável apenas pelo processo de registro e entrega dos certificados. Após aprovação do relatório final pela PROPP, os alunos poderão dar início a solicitação da emissão do certificado. O primeiro passo é ligar na Divisão de Especialização (DIESP), para verificar se seu certificado já foi emitido. Caso ainda não tenha sido, você terá que entrar em contato com a Coordenação do Curso que verificará se há algum impedimento na DIRAC , como por exemplo, se alguma nota não foi lançada, se algum documento necessário para a emissão está faltando. Após providenciar a solução do problema, você poderá solicitar a emissão do certificado junto a DIRAC setor da especialização. Depois de emitido, o certificado é enviado para a DIESP/PROPP para registro e recolhimento de assinaturas, só então o certificado estará disponível para retirada neste departamento. Sendo a duração mínima para tal procedimento de assinaturas de 15 dias úteis.

No certificado constam os dados do aluno, carga horária total do curso, período de realização e assinatura do diretor da unidade, do diretor de pós-graduação e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação. No verso vem o histórico completo com nome da disciplina, carga horária de cada disciplina, nome e titulação dos professores, título do TCC, freqüência e demais dados legais sobre a especialização.

Público-alvo:
Estudante, Técnico Administrativo, Comunidade Externa

Requisitos

Para a obtenção do certificado é requisito estar com toda a documentação regular, bem como, ter cumprido todos os requisitos do curso.

Orientações

A entrega de certificado será pessoalmente (concluinte do curso), munido de documento com identificação, na PROPP, localizada na reitoria campus Santa Mônica, (Av. João Naves de Ávila nº 2121) bloco 3P, no terceiro andar, sala 300.

Os horários de atendimento para entrega são agendados previamente por e-mail.

No caso da retirada do certificado por terceiros, se faz necessário que o mesmo porte uma procuração simples, podendo ser de próprio punho, assinada pelo aluno que autoriza a entrega do certificado ao terceiro, que também deverá portar documento com identificação.

A PROPP não é autorizada a enviar qualquer documento por correio, sendo assim, se o concluinte não morar em Uberlândia é necessário que haja uma pessoa (munida de procuração), para retirar o certificado e assinar o livro de registros.

DIESP: para agendamento  de segunda a sexta feira dirpgex@propp.ufu.br

Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 – Reitoria Campus Santa Mônica

E-mail: dirpgex@propp.ufu.br