Serviço

Qualificação docente em nível de mestrado, doutorado ou pós doutorado sem afastamento

A legislação não impede que servidores possam se qualificar sem afastamento. Esta situação pode ser observada em diversas situações em nossa universidade (docentes que estão se qualificando em suas próprias unidades acadêmicas; docentes recém-contratados que se encontram cursando pós-graduação stricto sensu na data da posse; etc).

Contudo, é importante que este processo de qualificação seja devidamente regularizado na Unidade Acadêmica. Tal regularização é importante a fim de evitarmos problemas que poderiam ocorrer, por exemplo, durante possíveis viagens ou até mesmo quando aqueles docentes forem solicitar sua progressão vertical por titulação. Temos ciência de que esta determinação tem sido observada em nossas unidades. Entretanto, em comum acordo com a PROREH, notamos a necessidade de registro dos processos de qualificação sem afastamento na PROPP.

Público-alvo: 
Professor


Orientações

O docente interessado em se qualificar (ou continuar sua qualificação) sem afastamento deverá solicitar a autorização do Conselho da Unidade para tal (inclusive no caso de recém-contratados que já estejam cursando pós-graduação). Apenas para orientação, o processo deve ser instruído no âmbito da Unidade, com, pelo menos, a seguinte documentação: 

Memorando do requerente ao presidente do Conselho da Unidade, com as seguintes informações: Nome do servidor; Datas de início e término da qualificação (previsão); Instituição de destino; Cidade e País de destino; Cópia do convite ou aceite da Instituição ou documento comprobatório de matrícula no curso. Folder da Instituição de destino; Cópia do plano de trabalho. 

Uma vez aprovado o pedido pelo conselho da Unidade, o(a) diretor(a) deverá encaminhar à PROPP, para registro, a seguinte documentação:

Memorando de encaminhamento da Unidade à Diretoria de Pós-Graduação, com as seguintes informações:

Nome do servidor; Datas de início e término da qualificação (previsão); Instituição de destino; Cidade e País de destino; Cópia do convite ou aceite da Instituição ou documento comprobatório de matrícula no curso; Folder da Instituição de destino; Cópia do plano de trabalho;

Cópia da ata da reunião do conselho da Unidade, com a aprovação do pedido de qualificação sem afastamento.

O registro do processo de qualificação na PROPP será utilizado em qualquer situação envolvendo possíveis viagens, pedidos de promoção vertical etc.