Informes gerais da Comissão de Acompanhamento e Assessoramento para cadastros no SISGEN.

Cadastro
SisGen

Caro senhores favor preencher a ficha de inscrição em anexo com os dados corretos afins de confirmar presença, posteriormente encaminhar para o seguinte e-mail propp@ufu.br.

FOPROP Sudeste Acontece na UFU

Temos a grata satisfação de informar que a tese: “Desenvolvimento de métodos eletroanalíticos para a determinação de metais em biocombustíveis empregando a análise por injeção embatelada (BIA)”, desenvolvida por  Thiago Faria Tormin Rodrigo,

sob a orientação do Prof. Dr Alejandro Abarza Munõz e coorientação do Prof. Dr. Eduardo Mathias Richter do Programa de Pós graduação em Química recebeu Menção Honrosa, no âmbito do Prêmio Capes de Tese Edição 2017.

O desempenho e compromisso científico do corpo discente e docente envolvidos nesta importante vitória são motivos de orgulho para a Universidade Federal de Uberlândia.

Mençao Honrosa
Prêmio CAPES

CAPES DAY

No próximo dia 17 de outubro, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, promoverá um evento preparado para esclarecer dúvidas sobre diversos programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Nomeada “Capes Day”, a ação será realizada na sala dos Conselhos, no terceiro andar na Reitoria, com início as 9:00hs.

Entre as atividades, estão programadas oficinas temáticas com o pessoal técnico do órgão. O objetivo é sanar eventuais dúvidas e problemas.

Contamos com a presença de todos.

Evento preparado pra esclarecer duvidas sobre diversos programas da CAPES
CAPES DAY
22/11/2016 - 15:24 - atualizado em 21/02/2017 - 08:51
Calendário Acadêmico da Pós-graduação 2017

Resolução Nº 18/2016 do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação (CONPEP) aprova o Calendário Acadêmico da Pós-graduação para o ano letivo de 2017.

10/10/2018 - 15:31 - atualizado em 10/10/2018 - 15:33
Uma empresa demonstrou interesse em comercializar uma patente da UFU, o que posso fazer?

Deve contatar a Agência Intelecto, ela tem profissionais técnicos que poderão direcionar a melhor forma de comercializar a tecnologia perante a Lei.

10/10/2018 - 15:11 - atualizado em 10/10/2018 - 15:11
Qual é a diferença entre vender ou licenciar uma patente?

Conceitualmente, a mesma diferença entre vender ou arrendar um imóvel.

Especificamente, a venda (transmissão) do direito sobre uma patente pressupõe a cessão da titularidade. No licenciamento, o titular original mantém a sua posição como tal, permitindo ao licenciado a utilização do direito sobre a patente por um determinado período de tempo e sob certas condições.

09/10/2018 - 17:12 - atualizado em 09/10/2018 - 17:12
Posso patentear um programa de computador?

Os programas de computador, em si, são protegidos por Direito Autoral e pela Lei do Software (Lei 6909/1998). Entretanto, se o equipamento que possui o software resolve um problema técnico, ele é passível de proteção por patente. Neste caso, a proteção não recai sobre o programa de computador, mas sobre o equipamento.

09/10/2018 - 16:49 - atualizado em 09/10/2018 - 16:49
O que não pode ser patenteável?
  • O que for contrário à moral, aos bons costumes e à segurança, à ordem e à saúde públicas;
  • As substâncias, matérias, misturas, elementos ou produtos de qualquer espécie, bem como a modificação de suas propriedades físico-químicas e os respectivos processos de obtenção ou modifcação, quando resultantes de transformação do núcleo atômico;
  • O todo ou parte dos seres vivos, exceto os microorganismos transgênicos.