Acontece

Resultado Final da Primeira Chamada do Processo Seletivo de Bolsas do UFU-CAPES.PrInt de 2020

Divulga o resultado da primeira chamada de bolsas no país e no exterior do ano de 2020 para professores, pesquisadores e estudantes
Prof. Flávio de Oliveira Silva, Ph.D.
09/03/2020 - 21:23 - atualizado em 01/04/2020 - 22:48

O Grupo Gestor (GG) do projeto de internacionalização da UFU (UFU-CAPES.PrInt) divulgou o resultado final das solicitações de bolsas no país e no exterior para a primeira chamada de 2020 conforme previsto no Edital N° 03/2020.

edital selecionou bolsistas no Brasil e no Exterior para a realização de pesquisa em colaboração internacional. Nesta primeira chamada foram aprovadas basicamente bolsas de doutorado sanduiche no exterior em diversos países da Europa e América do Norte.

O período de inscrição no edital este ano é contínuo e então é possível enviar sua proposta para a segunda chamada que será avaliada no final do mês de março, a partir do dia 23. Esta proposta contempla bolsas com início a partir de junho de 2020.

As bolsas estão distribuídas entres os vários projetos de colaboração Internacional que compõem o UFU-CAPES.PrInt. Veja abaixo a lista com os nomes dos selecionados.

SOBRE O UFU-CAPES.PrInt.
O UFU-CAPES.PrInt está articulado em dois grandes temas: 1) Dinâmica Social, Qualidade de Vida e Saúde, dividido em cinco (5) projetos de colaboração internacional; e 2) Tecnologias Convergentes e Recursos Ambientais, com quatro (4) projetos de colaboração internacional.

O tema Dinâmica Social, Qualidade de vida e Saúde é composto dos seguintes projetos: P1-Construção de cidades saudáveis: saúde, população e dinâmica social ; P2-Os sistemas nacionais de ensino no espaço euro-americano: a educação comparada e a formação de políticas linguísticas; P3-Doenças infecciosas, inflamatórias e crônicas em um meio-ambiente em constante modificação afetando a saúde humana e animal; P4-Processos biomecânicos reabilitadores e reparadores em odontologia: impacto na saúde e na qualidade de vida das pessoas; e, P5-Inovações e desafios socioambientais na modernidade do cerrado brasileiro e seus vínculos com economia sustentável.

O tema Tecnologias Convergentes e Recursos Ambientais é composto dos seguintes projetos: P6-Novas tecnologias para produção, conversão e armazenamento de energia de forma sustentável e eficiente; P7-Novos materiais e tecnologias para a indústria e uma sociedade conectada; P8-Soluções tecnológicas para agropecuária e conservação ambiental; e P9-Tecnologias convergentes aplicadas à saúde e bem-estar.