Evolução de pedidos de patentes na UFU

Indicadores de Propriedade Intelectual
Agência Intelecto
10/12/2018 - 17:00 - atualizado em 08/04/2021 - 11:44

"Desde que iniciou suas atividades, a Agência Intelecto vem, paulatinamente, aumentando a sua demanda interna com a atividade acadêmica. Os resultados alcançados ao longo dos seus doze anos de existência demonstram sua pró-atividade na gestão das diretrizes e na valorização da sua política de propriedade intelectual. É possível observar que predominam na Universidade Federal de Uberlândia as proteções efetivadas por meio de pedidos de patente, que correspondem a 56,1% % do somatório de pedidos contabilizados, ao longo desses anos. A expansão do número de pedidos de patentes requeridas tem sido significativa.O gráfico apresenta a evolução dos pedidos de patentes gerados na UFU, no período de 1996 a 2020.
Constata-se que a Universidade Federal de Uberlândia tem aperfeiçoado seu conhecimento em propriedade intelectual e inovação, se despontando em 19º lugar, dentre os 50 maiores depositantes de pedido de patente no país, no Ranking de Depositantes Residentes em 2019, apurado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Fonte: https://www.gov.br/inpi/pt-br/acesso-a-informacao/pasta-x/estatisticas-preliminares/arquivos/documentos/ranking-maiores-depositantes-residentes-2019.pdf), o que demonstra seu protagonismo na proteção ao conhecimento, além de comprovar a densidade alcançada por suas pesquisas"