1º Curso de Modelagem Aplicada em Rios e Canais

Aplicação da ferramenta computacional HEC-RAS para estudos hidráulicos
Diretoria de Pós-graduação
28/08/2015 - 10:19 - atualizado em 30/07/2016 - 11:55

Entre os dias 21 e 30 de setembro de 2015 estarão abertas as inscrições para o 1º Curso de Modelagem Aplicada em Rios e Canais, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, em parceria com o Centro de Pesquisa e Inovação em Recursos Hídricos – CPIRH e com a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PROPP da UFU.

O curso de aperfeiçoamento é gratuito e voltado aos alunos dos Programas de Pós-Graduação - PPG existentes nos Campi da Universidade Federal de Uberlândia. A capacitação oferece 20 vagas para alunos de mestrado e doutorado. Como pré-requisito para participar do curso o aluno deve ter conhecimento prévio de hidráulica de canais em nível de graduação. As aulas teóricas e práticas ocorrerão na Sala de Informática da Faculdade de Engenharia Civil-FECIV da UFU, entre os dias 27 e 29 de outubro de 2015.

Este 1º Curso tem como objetivo fornecer conhecimento e informações necessárias para que os participantes possam usar a ferramenta computacional de uso livre HEC-RAS para analisar condições hidráulicas (escoamento permanente) em rios e canais naturais ou artificiais. A 1ª Etapa do curso aborda Sistemas de Informação Geográficas (SIG) no pré e pós processamento de informações para a modelagem numérica, e mapeamento e a 2ª Etapa trata da apresentação e aplicação da ferramenta computacional HEC-RAS a partir de situações reais.

Os alunos selecionados para o curso poderão utilizar computadores do Laboratório de Informática da FECIV/UFU ou, se preferirem, podem usar seus computadores pessoais para acompanhamento das atividades e todo o material didático digital será disponibilizado aos participantes no início das atividades. Ao final do curso de aperfeiçoamento será concedido certificado emitido pela PROPP/UFU.

Informações:

Os interessados podem ligar para (34) 3239-4170/4159/4137 ou entrar em contato pelo e-mail posgradcivil@ufu.br

A programação detalhada encontra-se no folder do curso.

O folder e a ficha de inscrição estão disponíveis na página eletrônica do PPGEC (www.ppgec.feciv.ufu.br).